MEMÓRIA, RITUAL E CONSUMO NO CLUBE DE LIVROS TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497744516

Palavras-chave:

memória e consumo, práticas editoriais, TAG Experiências Literárias

Resumo

Este artigo apresenta as práticas editoriais do clube de livros TAG Experiências Literárias compreendidas como fenômenos da memória da cultura e do consumo. Busca-se entender como a TAG articula rituais como práticas. O referencial teórico inclui a teoria da semiótica da cultura da Escola de Tártu-Moscou (LOTMAN, 1996), a teoria cultural do consumo de Mary Douglas e Baron Isherwood (2006). Apresenta-se reflexões sobre memória de Paul Ricoeur (2007), Pierre Nora (1993); Baruch Espinosa (1979) e Mônica Nunes (2001). Adota-se a pesquisa qualitativa com base em pesquisas bibliográficas e documentais, além de observações empíricas. Espera-se demonstrar como as práticas da TAG contribuem para a permanência do clube na memória da cultura e no mercado editorial.

Palavras-chave: memória e consumo. práticas editoriais. TAG Experiências Literárias

MEMORY, RITUAL AND CONSUMPTION IN THE PUBLISHING PRACTICES OF THE TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS BOOK CLUB

Abstract

This article presents the publishing practices of the TAG Experiências Literárias book club perceived as phenomena of culture memory and consumption. The aim is to understand how TAG articulates rituals as practices. The theoretical reference includes the Tartu-Moscow School’s semiotics of culture theory (LOTMAN, 1996), the cultural factor to theories of consumption by Mary Douglas and Baron Isherwood (2006). It also presents reflections about memory posed by Paul Ricoeur (2007), Pierre Nora (1993); Baruch Espinosa (1979) and Mônica Nunes (2001). The qualitative research is selected based on bibliographic and documentary references as well as on some empirical observations. The objective is to demonstrate how the practices of the TAG book club contribute to its permanence in the memory of culture and in the publishing market.

Keywords: memory and consumption. publishing practices. TAG Experiências Literárias.

MEMORIA, RITUAL Y CONSUMO EN LAS PRÁCTICAS EDITORIALES DEL CLUB DE LIBROS TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS

Resumen

Este artículo presenta las prácticas editoriales empleadas por el club de libros llamado TAG Experiências Literárias. Esas prácticas son observadas como fenómenos de la memoria de la cultura y del consumo. El objetivo es entender como el club TAG articula rituales como prácticas. Los marcos teóricos comprenden la teoría de la semiótica de la cultura en la Escuela de Tartu-Moscú (LOTMAN, 1996) y la teoría cultural del consumo de Mary Douglas y Baron Isherwood (2006). También se presentan las reflexiones de Paul Ricoeur (2007), Pierre Nora (1993); Baruch Espinosa (1979) y Mônica Nunes (2001) acerca de la memoria. La investigación cualitativa se adopta en base bibliográfica y documental, así como observaciones empíricas. Finalmente, se propone demonstrar como esas prácticas pueden contribuir para la permanencia del club de libros TAG en la memoria de la cultura y en el mercado editorial.

Palabras-clave: memoria y consumo. prácticas editoriales. TAG Experiências Literárias.

 

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Biografia do Autor

Débora Regina Bacega, Escola Superior Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Bolsista CAPES PROSUP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Mnemon (Memória, Comunicação e Consumo), certificado pelo CNPq/ ESPM. Possui MBA Executivo em Marketing de Serviços também pela ESPM, com especialização complementar em Gestão Internacional de Negócios pela Universidad Nebrija (Espanha). Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM.

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Escola Superior Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM- ESPM, SP. Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON, Memória, Comunicação e Consumo (CNPq/ ESPM). Editora da revista CMC, Comunicação, Mídia e Consumo, da ESPM. Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação - REMEMORA. Vice-coordenadora do GT Memória nas Mídias, da Compós. Realiza estágio Pós-Doutoral em Ciências Sociais (PEPG-PUCSP).Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP, 1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França. Mestre em Comunicação e Semiótica ( PUCSP, 1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas (PUCSP, 1988). Suas pesquisas recentes estão voltadas às articulações entre as teorias da memória e as do consumo, tomando as cenas culturais, midiáticas e as teatralidades juvenis como objetos empíricos. Publicou, como organizadora, dois volumes dedicados à cena cosplay, steampunk e medievalista, como resultados de pesquisas financiadas pelo CNPq, em que foi a coordenadora: Cena cosplay: consumo e memória nas culturas juvenis (Sulina, 2015); Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis (Sulina, 2017). De seus trabalhos, destacam-se também os livros autorais A Memória na Mídia: A Evolução dos Memes de Afeto (Annablume/FAPESP, 2001); O Mito no Rádio: A Voz e os Signos de Renovação Periódica (Annablume, 1999). Com Marco Bin, publicou a coletânea de contos Histórias Invisíveis (Horizonte/PROAC -Secretaria do Estado de São Paulo, 2011),. Participa de conselhos consultivos de periódicos científicos e atua como parecerista ad hoc na FAPESP e na CAPES.

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Publicado

02-12-2020

Como Citar

Bacega, D. R., & Ferrari Nunes, M. R. (2020). MEMÓRIA, RITUAL E CONSUMO NO CLUBE DE LIVROS TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497744516

Edição

Seção

Ler amanhã: Pesquisa, textos e práticas editoriais