MEMÓRIA, RITUAL E CONSUMO NO CLUBE DE LIVROS TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497744516Palavras-chave:
memória e consumo, práticas editoriais, TAG Experiências LiteráriasResumo
Este artigo apresenta as práticas editoriais do clube de livros TAG Experiências Literárias compreendidas como fenômenos da memória da cultura e do consumo. Busca-se entender como a TAG articula rituais como práticas. O referencial teórico inclui a teoria da semiótica da cultura da Escola de Tártu-Moscou (LOTMAN, 1996), a teoria cultural do consumo de Mary Douglas e Baron Isherwood (2006). Apresenta-se reflexões sobre memória de Paul Ricoeur (2007), Pierre Nora (1993); Baruch Espinosa (1979) e Mônica Nunes (2001). Adota-se a pesquisa qualitativa com base em pesquisas bibliográficas e documentais, além de observações empíricas. Espera-se demonstrar como as práticas da TAG contribuem para a permanência do clube na memória da cultura e no mercado editorial.
Palavras-chave: memória e consumo. práticas editoriais. TAG Experiências Literárias
MEMORY, RITUAL AND CONSUMPTION IN THE PUBLISHING PRACTICES OF THE TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS BOOK CLUB
Abstract
This article presents the publishing practices of the TAG Experiências Literárias book club perceived as phenomena of culture memory and consumption. The aim is to understand how TAG articulates rituals as practices. The theoretical reference includes the Tartu-Moscow School’s semiotics of culture theory (LOTMAN, 1996), the cultural factor to theories of consumption by Mary Douglas and Baron Isherwood (2006). It also presents reflections about memory posed by Paul Ricoeur (2007), Pierre Nora (1993); Baruch Espinosa (1979) and Mônica Nunes (2001). The qualitative research is selected based on bibliographic and documentary references as well as on some empirical observations. The objective is to demonstrate how the practices of the TAG book club contribute to its permanence in the memory of culture and in the publishing market.
Keywords: memory and consumption. publishing practices. TAG Experiências Literárias.
MEMORIA, RITUAL Y CONSUMO EN LAS PRÁCTICAS EDITORIALES DEL CLUB DE LIBROS TAG EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS
Resumen
Este artículo presenta las prácticas editoriales empleadas por el club de libros llamado TAG Experiências Literárias. Esas prácticas son observadas como fenómenos de la memoria de la cultura y del consumo. El objetivo es entender como el club TAG articula rituales como prácticas. Los marcos teóricos comprenden la teoría de la semiótica de la cultura en la Escuela de Tartu-Moscú (LOTMAN, 1996) y la teoría cultural del consumo de Mary Douglas y Baron Isherwood (2006). También se presentan las reflexiones de Paul Ricoeur (2007), Pierre Nora (1993); Baruch Espinosa (1979) y Mônica Nunes (2001) acerca de la memoria. La investigación cualitativa se adopta en base bibliográfica y documental, así como observaciones empíricas. Finalmente, se propone demonstrar como esas prácticas pueden contribuir para la permanencia del club de libros TAG en la memoria de la cultura y en el mercado editorial.
Palabras-clave: memoria y consumo. prácticas editoriales. TAG Experiências Literárias.
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