Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Interamericana de Comunicação Midiática atua como um campo de mediação de textos que abordam a comunicação para suas instâncias, desde a produção até o consumo. O fenômeno da comunicação é considerado um agente transformador dos ambientes sociais e culturais, regulando a configuração dos dispositivos midiáticos e condicionando a formação discursiva. O campo de atuação da revista inclui artigos que mostram essas preocupações e buscam ampliar as análises em seus objetos empíricos, bem como aplicar e ampliar as discussões teóricas que possam mostrar novas perspectivas sobre a mídia e as transformações sociais atuais. Seu foco é orientado por aspectos de pesquisa de identidades contemporâneas e de comunicação estratégica, ambos orbitando o espaço midiático. O periódico Animus é publicado eletronicamente nos meses de julho e dezembro. Recebe artigos, resenhas e entrevistas de autores brasileiros e estrangeiros. Os artigos publicados na revista devem ser originais, ou seja, não devem ter sido publicados anteriormente em revista ou livro, no entanto, sua divulgação em anais de eventos científicos não esgota o caráter de originalidade, pois é um formato reconhecido como trabalho em andamento.
Processo de revisão por pares
O Animus recebe contribuições de professores e pesquisadores de doutorado e doutorandos em Comunicação e áreas afins. As submissões de mestres e mestrandos serão avaliadas desde que sejam em coautoria com um doutor. Os artigos submetidos ao Animus devem ser originais e seguir as diretrizes para autores. Todos os textos recebidos serão pré-avaliados pelo Conselho Editorial, que verificará a conformidade do material com a proposta editorial da revista. Os artigos são submetidos ao sistema de revisão por pares, revisados por pelo menos dois pareceristas Ad Hoc, selecionados pelos editores e levando em consideração a afinidade das áreas. Os autores serão notificados sobre a aceitação ou rejeição do artigo, sempre acompanhados das opiniões anônimas sobre seu texto. No caso de alterações nos artigos solicitados, os autores serão notificados e terão 15 dias para realizar as reformulações.
Frequência de publicação
O Animus tem uma periodicidade semestral e é publicado online até ao último dia de cada semestre.
Política de Acesso Aberto
Esta revista fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo com base no princípio de que tornar a pesquisa disponível gratuitamente ao público apoia uma maior troca global de conhecimento.
Missão e Objetivos
Missão: A missão da Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática da UFSM afirma contribuir para o aumento do debate acadêmico. Sua atividade científica é explicitada na publicação de artigos científicos relacionados à pesquisa conceitual e empírica na subárea de Comunicação e suas especialidades, de acordo com a árvore de conhecimento do CNPq. A revista também reconhece as diretrizes emitidas pela Comissão de Comunicação, Informação e Museologia da CAPES.
Objetivos: Os objetivos da Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática da UFSM são contribuir para o avanço e disseminação do conhecimento científico por meio da publicação, em via eletrônica, de: a) relatos de pesquisas conceituais e empíricas na forma de artigos científicos, abrangendo assuntos da subárea comunicação e suas especialidades; b) artigos científicos de origem nacional de diferentes regiões do Brasil e internacionais de qualquer país (quando escritos nos idiomas aceitos para publicação); c) apresentação de dossiês temáticos, trazendo a contribuição de especialistas em suas respectivas áreas; d) edição de dossiês temáticos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de reconhecida competência no tema.
Fluxo de Avaliação dos Artigos
A revista Animus informa o fluxo de avaliação dos artigos submetidos ao sistema:
Fase 1: Submissão de originais via sistema SEER / Formate seu artigo de acordo com o modelo da revista / Modelo da Revista Animus (baixe o modelo em formato .doc) / Acesse o link abaixo e preencha os campos obrigatórios/ http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/animus/author/submit/1
Fase 2: Seleção dos artigos / Avaliação interna realizada pela equipe editorial da revista Animus a fim de verificar se o original já foi publicado, se apresenta o foco temático da revista, se atende às normas de submissão, adequação ao template, bem como às normas adotadas para a padronização dos artigos (ABNT, NBR). / Se o artigo violar algum desses critérios, será solicitado ao autor fazer alterações antes de ser enviado para avaliação (fase 3). Portanto, esse contato não pressupõe que o artigo tenha sido aprovado para publicação, e a decisão final será efetivada durante a fase de revisão por pares.
Fase 3: Envio dos originais selecionados para revisão por pares / Nesta fase, os textos são enviados para dois avaliadores e podem ser aprovados com restrições ou rejeitados. Em caso de opiniões conflitantes, o texto será enviado a um terceiro avaliador.
Fase 4: Contato com os autores para possíveis alterações e decisão editorial quanto à aprovação ou rejeição do artigo.
Patrocinadores
História da Revista
A Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, foi criada em 2002 pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, por meio de seu Núcleo de Publicação Multimídia - NEdMídia. Desde então, mantém sua periodicidade regularmente. Em 2005, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, passou a contar com uma equipe de consultores brasileiros e estrangeiros vinculados ao programa. Conta com editores convidados para edições especiais de dossiês. A partir de 2008, passou a contar com outros apoios institucionais da UFSM por meio do Edital Pró-revistas. Em 2010, passou a ser desenvolvido na Pública, Laboratório de Pesquisa e Produção de Publicações Científicas. Desde 2012, possui classificação B1 no Qualis-Capes 2015.
A Revista Animus está indexada nas bases DOAJ, LatinIndex, MIAR, ESJIndex.org, CiteFactor, REDIBE, EZ3, ResearchBib, LatinRev, Sumários.Org e Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.