https://periodicos.ufsm.br/animus/issue/feedAnimus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática2024-11-12T18:14:27-03:00Equipe Editorial - Revista Animusrevistaanimus@ufsm.brOpen Journal Systems<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong>Animus </strong>é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta da revista é propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista abrange artigos acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual e empírica escritos em português, espanhol ou inglês das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além de estudos de outras áreas, que apresentem interface com a comunicação. A revista é destinada a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas.</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2175-4977 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/86116Carros, significados e plasticidade: a estética que vende2024-11-12T18:14:24-03:00Fabiano Maggionifabianomaggioni@yahoo.com.brCláudia Alquezar Faccaclaudiafacca01@gmail.comMarcia Cristina Gonçalves de Oliveira HollandMarcia.holland@gmail.com<p>Este estudo apresenta um breve panorama da ascensão da categoria SUV (<em>Sport Utility Vehicle</em>) no gosto do consumidor Brasileiro. Como produto, o SUV é observado em suas características de forma e cor na tentativa de se expor um determinado estilo de Design automotivo em uma abordagem exploratória sobre cores, que permite analisar as potencialidades lumínicas dos tipos cromáticos mais usados nestes modelos. Quanto à forma, são analisadas suas características de simplicidade estrutural, similaridade e padrão, com método analítico quantitativo. Ao final, percebe-se que a categoria SUV, além de se firmar no mercado nacional já constitui padrão visual identitário único e diferenciado como produto e escolha do consumidor.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiáticahttps://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/85581Janja e Michele: a disputa simbólica das primeiras damas2024-09-13T11:20:47-03:00Jacques Alkalai Wainbergjacqalwa@pucrs.br<p>Este estudo empírico avalia o enquadramento emocional de títulos e matérias jornalísticas das figuras de Janja e de Michele Bolsonaro. Avalia também a disputa simbólica que as duas primeiras-damas travam através da mídia. O resultado das análises de discurso mostra que não há uma vitoriosa. Resulta o ensinamento de que as esposas de Lula e de Jair Bolsonaro são agora vetores simbólicos relevantes às causas dos seus partidos, o PT e o PL.</p>2024-09-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiáticahttps://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/74936A narrativa da imagem e a didática da frontalidade: o exemplo do MathLibras2024-11-12T18:14:27-03:00Thais Philipsen Grutzmannthaisclmd2@gmail.comAdryan Chaves Copelloadryancopello@gmail.comTatiana Bolivar Lebedefftblebedeff@gmail.com<p>O presente trabalho tem por objetivo problematizar o conceito de frontalidade em produtos audiovisuais de ensino de Matemática, assim como suas principais implicações, na Educação de Surdos. A partir de um caráter crítico analítico, o texto propõe um estudo de produtos audiovisuais e a utilização de suas premissas para o ensino inclusivo, a importância da frontalidade e da busca pelo contato visual entre o ator e o espectador dos vídeos. O texto, baseando-se, principalmente, na experiência do projeto X, da Universidade Federal X, trabalha com a produção de conteúdos didáticos da disciplina de Matemática para alunos surdos. Destacam-se como resultados a frontalidade dos personagens, que ajudam a reforçar a conexão do ator com o público, e acrescentam uma camada lúdica no material audiovisual, um componente de apoio à narrativa didática da imagem.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiáticahttps://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/71203A perspectiva crítica das relações públicas como possibilidade de renovação2023-05-16T09:08:57-03:00Daniel Reis Silvadaniel.rs@hotmail.com.br<p style="font-weight: 400;">O artigo aborda a corrente internacional nomeada Relações Públicas Críticas, entendendo-a como promissora para potencializar a renovação teórica no campo nacional. Ancorado em uma ampla revisão de literatura, o texto explora as origens do pensamento crítico e sua proposta de refletir sobre os impactos das práticas de relações públicas nas dinâmicas socioculturais e nas disputas de sentido e poder. Em seguida, argumenta sobre dois pontos de contribuição de tal perspectiva: (a) o rompimento do isolamento teórico da área, a partir de uma ampliação dos arcabouços conceituais e das temáticas investigadas; (b) a superação do isolamento social das relações públicas, reconhecendo as ambiguidades inerentes à atividade.</p>2024-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiáticahttps://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/68928Depoimentos na CPI da COVID-19 em 2021: uma discussão sobre discurso, cognição, sociedade e desinformação2023-01-05T13:48:37-03:00Luiz Guilherme de Brito Arduinolguilherme.br.designer@gmail.comVânia de Moraesvania.unitau@gmail.comEliana Vianna Brito Kozmaevbkozma@gmail.com<p>A presente pesquisa objetiva analisar o discurso a partir de alguns depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, discutindo as relações entre discurso, cognição, sociedade e desinformação perante os discursos dos depoentes Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Nise Yamaguchi. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. A partir do aporte teórico na Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme Van Dijk (2018), a pesquisa aponta que as informações controversas de Eduardo Pazuello e da médica Nise Yamaguchi, em relação aos depoimentos dos demais ministros da saúde de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, contribuem para uma desinformação da população.</p>2024-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiáticahttps://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/69130Cinema e literatura especulativa: uma análise de Terminal Praia Grande 2022-02-20T18:17:48-03:00Enzo Pereiraenzo_mangaka@hotmail.comNaiara Araújonaiara.sas@ufma.br<p>Este estudo visa discutir aspectos da literatura de ficção especulativa e o chamado <em>Novíssimo Cinema Brasileiro</em> na recente produção de cineastas brasileiros. Busca-se pensar na relação da literatura com a produção fílmica nacional e sobre como essas obras têm representado a ficção especulativa, especialmente o filme <em>Terminal Praia Grande</em> (2019), de Mavi Simão, além de autores como Felipe Bragança, Juliana Rojas, Kleber Mendonça Filho e outros. Destacam-se como referências teóricas os estudos de Maria Carolina Oliveira (2016) sobre o <em>Novíssimo</em> <em>Cinema Brasileiro</em>, que possibilitam tracejar um panorama do cinema nacional, além do teórico Felipe Basílio (2017), com suas contribuições sobre o cinema de gênero no Brasil contemporâneo. Utiliza-se o crítico literário Alexander Meireles (2019) e sua produção sobre o fantástico literário, bem como outros teóricos que discorrem acerca do tema.</p>2024-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiáticahttps://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/72059Brutalidade e civilização em Primal: leitura mitocrítica2023-09-06T09:29:14-03:00Florence Dravetflormd@gmail.comAmanda Gabriele da Silvaamandagabrieled17@gmail.com<p>O artigo desenvolve uma análise mitocrítica sobre a série animada <em>Primal </em>(2019), disponível na plataforma <em>HBO MAX. </em>Parte-se do mito grego de Prometeu para interpretar o comportamento do personagem Spear ao longo da primeira temporada. Discorre-se sobre como Spear, enquanto homem primitivo, interage com a natureza e os personagens que o acompanham em sua jornada, especialmente a dinossaura fêmea Fang, e se identifica nele traços prometeicos. Em um cenário no qual violência, brutalidade, astúcia e sagacidade são onipresentes, um imparável ciclo de caçar para não ser caçado predomina diante da ausência de organizações sociais de maior complexidade, obrigando os protagonistas e o público a reverem seu entendimento sobre a criação de laços e sobre os primeiros sinais de civilização.</p>2024-11-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática