Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática https://periodicos.ufsm.br/animus <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong>Animus </strong>é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta da revista é propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista abrange artigos acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual e empírica escritos em português, espanhol ou inglês das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com a comunicação. A revista é destinada a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas.</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2175-4977 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p> pt-BR <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span>Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.</span></p> revistaanimus@ufsm.br (Equipe Editorial - Revista Animus) revistaanimus@ufsm.br (Equipe Editorial - Revista Animus) Mon, 01 Jan 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Carros, significados e plasticidade: a estética que vende https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/86116 <p>Este estudo apresenta um breve panorama da ascensão da categoria SUV (<em>Sport Utility Vehicle</em>) no gosto do consumidor Brasileiro. Como produto, o SUV é observado em suas características de forma e cor na tentativa de se expor um determinado estilo de Design automotivo em uma abordagem exploratória sobre cores, que permite analisar as potencialidades lumínicas dos tipos cromáticos mais usados nestes modelos. Quanto à forma, são analisadas suas características de simplicidade estrutural, similaridade e padrão, com método analítico quantitativo. Ao final, percebe-se que a categoria SUV, além de se firmar no mercado nacional já constitui padrão visual identitário único e diferenciado como produto e escolha do consumidor.</p> Fabiano Maggioni, Cláudia Alquezar Facca, Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/86116 Tue, 01 Oct 2024 00:00:00 -0300 Janja e Michele: a disputa simbólica das primeiras damas https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/85581 <p>Este estudo empírico avalia o enquadramento emocional de títulos e matérias jornalísticas das figuras de Janja e de Michele Bolsonaro. Avalia também a disputa simbólica que as duas primeiras-damas travam através da mídia. O resultado das análises de discurso mostra que não há uma vitoriosa. Resulta o ensinamento de que as esposas de Lula e de Jair Bolsonaro são agora vetores simbólicos relevantes às causas dos seus partidos, o PT e o PL.</p> Jacques Alkalai Wainberg Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/85581 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 A narrativa da imagem e a didática da frontalidade: o exemplo do MathLibras https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/74936 <p>O presente trabalho tem por objetivo problematizar o conceito de frontalidade em produtos audiovisuais de ensino de Matemática, assim como suas principais implicações, na Educação de Surdos. A partir de um caráter crítico analítico, o texto propõe um estudo de produtos audiovisuais e a utilização de suas premissas para o ensino inclusivo, a importância da frontalidade e da busca pelo contato visual entre o ator e o espectador dos vídeos. O texto, baseando-se, principalmente, na experiência do projeto X, da Universidade Federal X, trabalha com a produção de conteúdos didáticos da disciplina de Matemática para alunos surdos. Destacam-se como resultados a frontalidade dos personagens, que ajudam a reforçar a conexão do ator com o público, e acrescentam uma camada lúdica no material audiovisual, um componente de apoio à narrativa didática da imagem.</p> Thais Philipsen Grutzmann, Adryan Chaves Copello, Tatiana Bolivar Lebedeff Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/74936 Tue, 01 Oct 2024 00:00:00 -0300