CINEMA, IDEOLOGIA E CONSUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME QUE HORAS ELA VOLTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497724885

Palavras-chave:

Comunicação e Consumo, Estudos Culturais, Que horas ela volta?

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o cinema pode funcionar como instrumento ideológico sob o ângulo dos Estudos Culturais. Os aportes teóricos utilizados perpassam conceitos de hegemonia e ideologia trabalhados por Ana Carolina Escosteguy (2001) e Stuart Hall (1997); os fundamentos dos Estudos Culturais por meio de Jesús Martín-Barbero e Germán Rey (2004); o debate sobre a cultura da mídia levantado por Douglas Kellner (2001); e as contribuições sobre o processo de identificação que ocorre no cinema a partir de Béla Baláz (1945) e sobre a construção da diegese fílmica caracterizada por Étienne Souriau (1953), entre outros. Discutimos ainda, a partir de Néstor García Canclini (2008; 2012), as dinâmicas de comunicação e consumo apresentadas no filme Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015), buscando evidenciar como se configura o papel do cinema frente às lutas ideológicas e mediante um universo de representações sociais oriundas do ato de consumir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorama Miranda Carvalho, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Dora Carvalho é jornalista, mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - PPGCOM-ESPM. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, consumo e Arte.

Beatriz Braga Bezerra, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutoranda no Programa de Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e Bolsista Capes/Prosup. Integrante do Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo do PPGCOM/ESPM

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Carvalho, D. M., & Bezerra, B. B. (2018). CINEMA, IDEOLOGIA E CONSUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME QUE HORAS ELA VOLTA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497724885

Edição

Seção

Artigos Livres