Experiência estética no movimento Hip-Hop: tensões contra hegemonicas nas práticas de consumo

Autores

  • Camila Marques Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497724841

Palavras-chave:

Hip-hop. Práticas de consumo. Contradições.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a problematização das relações entre o movimento social hip-hop e suas práticas de consumo de produtos de moda de grandes marcas, entendendo até que ponto esses usos e apropriações fragilizam o real sentido do movimento ou servem como mais uma forma comunicativa de reforço da identidade opositiva da cultura hip-hop. Caminhamos amparados teoricamente pelos Estudos Culturais, por autores oriundos da antropologia do consumo e pelas noções de sujeito, atores sociais e novos movimentos sociais, de Alain Touraine (2009). Constatou-se que os hábitos de consumo das marcas globais se prestam a formação identitária, ao pertencimento e aceitação no e do grupo, mas também ao mercado e a sociedade capitalista.

 

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Biografia do Autor

Camila Marques, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Comunicação/Mídia e Identidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Maria, com doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa. Mestra em Comunicação Midiática, linha Mídia e Identidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Maria (20013). Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq) e produtora audiovisual.

Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), Especialista em Administração de Marketing (1993). Professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Cabo Verde. Coord.do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Moçambique - Projeto Educomunicação Intercultural \CAPES. Profa. Visitante dos Programas de Pós-graduação Design e Multimídia e Jornalismo e Mídias Digitais da Universidade Pedagógica de Moçambique. Integra a Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL). Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania (CNPQ) e Coordena o Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão - EDUMIX Editora Aberta. É pesquisadora CAPES e investiga os temas Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Educomunicação, Alteridade e Cidadania. Pós-doutoranda na Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Prof. Boaventura de Souza Santos. 

 

 

 

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Marques, C., & Rosa, R. (2018). Experiência estética no movimento Hip-Hop: tensões contra hegemonicas nas práticas de consumo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497724841

Edição

Seção

Artigos Livres