Visibilidades midiáticas da comida em diálogo no perfil Chefs na Quarentena no Instagram

Autores

  • Nara Lya Cabral Scabin Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). https://orcid.org/0000-0002-7121-1142

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765681

Palavras-chave:

Visibilidades Midiáticas, Comida, Dialogismo.

Resumo

Este artigo examina as formas pelas quais enunciados presentes no perfil do Instagram Chefs na Quarentena dialogam com visibilidades hegemônicas da comida na cultura midiática. Reconhecendo a emergência, nos últimos anos, de um regime representacional alicerçado na estetização da comida e valorização da performance dos chefs, o trabalho discute a hipótese de que as imagens publicadas na página posicionam-se responsivamente em relação ao estatuto da comida na cultura contemporânea, como pressupõe o caráter dialógico do discurso. Finalmente, destacamos duas modalidades principais por meio das quais tais diálogos se estabelecem: o rebaixamento de visibilidades da cozinha como gastronomia e a afirmação de representações da cozinha como culinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Lya Cabral Scabin, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM) e pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP). 

Referências

ALVES, Soraia. Pesquisa mostra que uso do Instagram cresceu durante a pandemia e é 31% maior que o Facebook. B9, 15 set. 2020. Disponível em: https://www.b9.com.br/131883/pesquisa-mostra-que-uso-do-instagram-cresceu-durante-a-pandemia-e-e-31-maior-que-o-facebook/. Acesso em: 25 jun. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. “O heterodiscurso no romance”. In: Teoria do Romance I: A estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BARBOSA, Carolina. Perfil viraliza com fotos de receitas desastrosas no isolamento social. Veja Rio, 13 mai. 2020. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/perfil-receitas-chefs-na-quarentena/. Acesso em: 29 abr. 2021.

BARROS, Diana Luz. “Dialogismo, polifonia e enunciação”. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. p. 1-9.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BUENO, Chris. Febre Culinária. Ciência e Cultura, v. 68, n.1, p.63-65, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000100020. Acesso em: 29 abr. 2021.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CONTE, Juliana. Você não precisa ser 100% produtivo nesta quarentena. Portal Drauzio Varella, [s./D]. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/voce-nao-precisa-ser-100-produtivo-nesta-quarentena. Acesso em: 29 abr. 2021.

EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Trad. Alessandra Bonrruquer. Rio de Janeiro: Record, 2020.

FONTENELLE, Isleide Arruda. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

FRANK, Gustavo. Só quem tentou ser chef de cozinha na quarentena e falhou conhece essa dor. Nossa Cozinha, UOL, 07 mai. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/05/07/so-quem-tentou-ser-chef-de-cozinha-na-quarentena-e-falhou-conhece-essa-dor.htm. Acesso em: 29 abr. 2021.

GIMENES-MINASSE, Maria Henriqueta Sperandio Garcia; PELLERANO, Joana Angélica. Comida e Consumo Midiático: formas contemporâneas de pensar e consumir comida. Estudos em Comunicação, n. 29, p. 21-35, dez. 2019. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/405. Acesso em: 29 abr. 2021.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

JACOB, Helena. Gastronomídia: os ambientes midiáticos e as linguagens da comida e da cozinha. Communicare, v. 12, n. 2, p. 113-125, jul./dez. 2012. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/01/Gastronom%C3%ADdia-os-ambientes-midi%C3%A1ticos-e-as-linguagens-da-comida-e-da-cozinha.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.

JORNAL NACIONAL. Balanço indica que 2021 foi o ano mais letal da pandemia no país. G1, 31 dez. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/12/31/balanco-indica-que-2021-foi-o-ano-mais-letal-da-pandemia-no-pais.ghtml. Acesso em: 25 jun. 2023.

PINE II, B. Joseph; GILMORE, James H. The experience economy: competing for customer, time, attention, and money. Cambridge/Massachusetts (EUA): Harvard Business Review Press, 2019.

OLIVEIRA, Caroline Cavalcante. Das concepções e representações do gosto pela mídia: reflexões acerca da imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias. Culturas Midiáticas, ano IX, n. 15, p. 136-150, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/29367. Acesso em: 29 abr. 2021.

REZENDE, Renata; LAVINAS. Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV. Lumina, Juiz de Fora, v. 11, n. 3, p. 75-94, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240/11550. Acesso em: 29 abr. 2021.

RIBEIRO. Isabela Albuquerque. Um jantar quase perfeito: cultura alimentar e socialização em um momento de crise. Rev. de Alim. Cult. Américas – RACA, v. 2, n. 2, p. 227-233, jul./dez. 2020. Disponível em: https://raca.unasus.edu.br/index.php/raca/article/view/81/45. Acesso em: 29 abr. 2021.

SAAD, Elizabeth; RAPOSO, João Francisco. Prosumers: colaboradores, cocriadores e influenciadores. Communicare, v. 17, ed. esp., p. 114-131, 2017. Disponível em: https://static.casperlibero.edu.br/uploads/sites/5/2020/12/comunicare17-especial.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

SARMENTO, Rayza; CHAGAS, Viktor. Bela, recatada e do bar: memes de internet, política e gênero. Rumores, v. 14, n. 27, p. 124-149, jan./jun. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/163686/162068. Acesso em: 29 abr. 2021.

SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Cambridge: MIT Press, 2014

VELOSO, Arthur do Nascimento Corrêa; VARGES, Júlia Pessôa. Instagram e Gastronomia: chefs como influenciadores digitais. Analecta, v. 6, n. 3, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/ANL/article/view/2740. Acesso em: 29 abr. 2021.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Scabin, N. L. C. (2023). Visibilidades midiáticas da comida em diálogo no perfil Chefs na Quarentena no Instagram. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497765681

Edição

Seção

Artigos Livres