Visibilidades midiáticas da comida em diálogo no perfil Chefs na Quarentena no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497765681Palavras-chave:
Visibilidades Midiáticas, Comida, Dialogismo.Resumo
Este artigo examina as formas pelas quais enunciados presentes no perfil do Instagram Chefs na Quarentena dialogam com visibilidades hegemônicas da comida na cultura midiática. Reconhecendo a emergência, nos últimos anos, de um regime representacional alicerçado na estetização da comida e valorização da performance dos chefs, o trabalho discute a hipótese de que as imagens publicadas na página posicionam-se responsivamente em relação ao estatuto da comida na cultura contemporânea, como pressupõe o caráter dialógico do discurso. Finalmente, destacamos duas modalidades principais por meio das quais tais diálogos se estabelecem: o rebaixamento de visibilidades da cozinha como gastronomia e a afirmação de representações da cozinha como culinária.
Downloads
Referências
ALVES, Soraia. Pesquisa mostra que uso do Instagram cresceu durante a pandemia e é 31% maior que o Facebook. B9, 15 set. 2020. Disponível em: https://www.b9.com.br/131883/pesquisa-mostra-que-uso-do-instagram-cresceu-durante-a-pandemia-e-e-31-maior-que-o-facebook/. Acesso em: 25 jun. 2023.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. “O heterodiscurso no romance”. In: Teoria do Romance I: A estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
BARBOSA, Carolina. Perfil viraliza com fotos de receitas desastrosas no isolamento social. Veja Rio, 13 mai. 2020. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/perfil-receitas-chefs-na-quarentena/. Acesso em: 29 abr. 2021.
BARROS, Diana Luz. “Dialogismo, polifonia e enunciação”. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. p. 1-9.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BUENO, Chris. Febre Culinária. Ciência e Cultura, v. 68, n.1, p.63-65, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000100020. Acesso em: 29 abr. 2021.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CONTE, Juliana. Você não precisa ser 100% produtivo nesta quarentena. Portal Drauzio Varella, [s./D]. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/voce-nao-precisa-ser-100-produtivo-nesta-quarentena. Acesso em: 29 abr. 2021.
EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Trad. Alessandra Bonrruquer. Rio de Janeiro: Record, 2020.
FONTENELLE, Isleide Arruda. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
FRANK, Gustavo. Só quem tentou ser chef de cozinha na quarentena e falhou conhece essa dor. Nossa Cozinha, UOL, 07 mai. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/05/07/so-quem-tentou-ser-chef-de-cozinha-na-quarentena-e-falhou-conhece-essa-dor.htm. Acesso em: 29 abr. 2021.
GIMENES-MINASSE, Maria Henriqueta Sperandio Garcia; PELLERANO, Joana Angélica. Comida e Consumo Midiático: formas contemporâneas de pensar e consumir comida. Estudos em Comunicação, n. 29, p. 21-35, dez. 2019. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/405. Acesso em: 29 abr. 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
JACOB, Helena. Gastronomídia: os ambientes midiáticos e as linguagens da comida e da cozinha. Communicare, v. 12, n. 2, p. 113-125, jul./dez. 2012. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/01/Gastronom%C3%ADdia-os-ambientes-midi%C3%A1ticos-e-as-linguagens-da-comida-e-da-cozinha.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
JORNAL NACIONAL. Balanço indica que 2021 foi o ano mais letal da pandemia no país. G1, 31 dez. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/12/31/balanco-indica-que-2021-foi-o-ano-mais-letal-da-pandemia-no-pais.ghtml. Acesso em: 25 jun. 2023.
PINE II, B. Joseph; GILMORE, James H. The experience economy: competing for customer, time, attention, and money. Cambridge/Massachusetts (EUA): Harvard Business Review Press, 2019.
OLIVEIRA, Caroline Cavalcante. Das concepções e representações do gosto pela mídia: reflexões acerca da imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias. Culturas Midiáticas, ano IX, n. 15, p. 136-150, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/29367. Acesso em: 29 abr. 2021.
REZENDE, Renata; LAVINAS. Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV. Lumina, Juiz de Fora, v. 11, n. 3, p. 75-94, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240/11550. Acesso em: 29 abr. 2021.
RIBEIRO. Isabela Albuquerque. Um jantar quase perfeito: cultura alimentar e socialização em um momento de crise. Rev. de Alim. Cult. Américas – RACA, v. 2, n. 2, p. 227-233, jul./dez. 2020. Disponível em: https://raca.unasus.edu.br/index.php/raca/article/view/81/45. Acesso em: 29 abr. 2021.
SAAD, Elizabeth; RAPOSO, João Francisco. Prosumers: colaboradores, cocriadores e influenciadores. Communicare, v. 17, ed. esp., p. 114-131, 2017. Disponível em: https://static.casperlibero.edu.br/uploads/sites/5/2020/12/comunicare17-especial.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
SARMENTO, Rayza; CHAGAS, Viktor. Bela, recatada e do bar: memes de internet, política e gênero. Rumores, v. 14, n. 27, p. 124-149, jan./jun. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/163686/162068. Acesso em: 29 abr. 2021.
SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Cambridge: MIT Press, 2014
VELOSO, Arthur do Nascimento Corrêa; VARGES, Júlia Pessôa. Instagram e Gastronomia: chefs como influenciadores digitais. Analecta, v. 6, n. 3, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/ANL/article/view/2740. Acesso em: 29 abr. 2021.
VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.