Visibilidades midiáticas da comida em diálogo no perfil Chefs na Quarentena no Instagram

Auteurs-es

  • Nara Lya Cabral Scabin Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). https://orcid.org/0000-0002-7121-1142

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497765681

Mots-clés :

Visibilidades Midiáticas, Comida, Dialogismo.

Résumé

Este artigo examina as formas pelas quais enunciados presentes no perfil do Instagram Chefs na Quarentena dialogam com visibilidades hegemônicas da comida na cultura midiática. Reconhecendo a emergência, nos últimos anos, de um regime representacional alicerçado na estetização da comida e valorização da performance dos chefs, o trabalho discute a hipótese de que as imagens publicadas na página posicionam-se responsivamente em relação ao estatuto da comida na cultura contemporânea, como pressupõe o caráter dialógico do discurso. Finalmente, destacamos duas modalidades principais por meio das quais tais diálogos se estabelecem: o rebaixamento de visibilidades da cozinha como gastronomia e a afirmação de representações da cozinha como culinária.

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Biographie de l'auteur-e

Nara Lya Cabral Scabin, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM) e pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP). 

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Publié-e

2023-12-01

Comment citer

Scabin, N. L. C. (2023). Visibilidades midiáticas da comida em diálogo no perfil Chefs na Quarentena no Instagram. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497765681

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