EDIÇÃO FAC-SIMILAR, EDIÇÃO DIPLOMÁTICA E ASPECTOS PALEOGRÁFICOS DE QUATRO MANUSCRITOS REDIGIDOS NO RIO GRANDE DO SUL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849229519

Mots-clés :

Filologia, Manuscritos, Ortografia

Résumé

Este trabalho apoia-se na Filologia e na Paleografia para realizar um estudo comparativo entre a ortografia antiga e a atual do português brasileiro. Para atingir este fim, analisaram-se quatro documentos manuscritos, todos redigidos no Rio Grande do Sul e armazenados no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. O primeiro foi escrito em 1904, enquanto os outros três, em 1910. Tomando como base as edições fac-similares – fotos retiradas do acervo digital do Arquivo Histórico de Santa Maria – e as edições diplomáticas – transcrições realizadas segundo as normas de Cambraia (2005) – de cada manuscrito, fizeram-se comentários paleográficos sobre o sistema vocálico (substituições vocálicas), o sistema consonantal (encontros consonantais impróprios, consoantes duplas, substituições consonantais), o uso de diacríticos (principalmente a acentuação), a separação vocabular indevida (hipossegmentação e hipersegmentação), o uso de maiúsculas e o uso de abreviaturas. A principal distinção encontrada foi em relação às regras de uso dos sinais de acentuação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tatiana Keller, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta da UFSM. É doutora em Linguística Aplicada pela PUCRS (2010), mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFRGS (2004) e licenciada em Letras Português e Inglês pela UFRGS (2001). Tem experiência na área de Linguística Filologia do Português atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia do PB, variação linguística, edição e análise de manuscritos antigos. (Fonte: Lattes).

Débora Spanamberg Wink, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do 6o semestre do Curso de Letras Bacharelado, Universidade Federal de Santa Maria

Références

CÂMARA Jr., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

CAMBRAIA, C. N. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.

DONADEL, G. Grupos consonantais impróprios: estudo diacrônico com base em gramáticas. 2007. 130f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Análise Linguística) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 2007.

SPINA, S. Introdução à edótica: crítica textual. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1977.

Téléchargements

Publiée

2017-12-31

Comment citer

Keller, T., & Wink, D. S. (2017). EDIÇÃO FAC-SIMILAR, EDIÇÃO DIPLOMÁTICA E ASPECTOS PALEOGRÁFICOS DE QUATRO MANUSCRITOS REDIGIDOS NO RIO GRANDE DO SUL. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229519

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice