As concepções schopenhauerianas de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378635581Palavras-chave:
Ética, Prática, Eudemonologia, Metafísica, SchopenhauerResumo
Nosso texto pretende mostrar que está presente no pensamento schopenhaueriano, para além da sua definição “canônica”, uma outra concepção de filosofia que torna possível pensarmos uma filosofia prática de uma perspectiva propriamente empírica. Schopenhauer frequentemente define a filosofia como teoria metafísica de caráter contemplativo que abdica de toda normatividade. Contudo, encontramos uma outra noção menos elevada e mais próxima da dimensão prática da vida, orientada por uma perspectiva mais empírica e de caráter eudemonológico. Essa outra noção de filosofia torna possível pensar uma ética não descritiva, que permanece alheia à normatividade moral, mas considera máximas que servem como recurso estratégico para uma vida mais suportável.
Downloads
Referências
SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Editadas e comentadas por Wolfang Frhr. von Löhneysen. Suhrkamp taschenbuch wissenschaft, 2003. 5 vols.
SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, Segundo tomo: suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Trad. Jair Barbosa. I. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a ética. Trad. Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a filosofia e seu método. Trad. Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2010.
RODRIGUES JÚNIOR, Ruy de Carvalho. Schopenhauer: uma filosofia do limite. São Paulo, 2011. Doutorado em Filosofia, Universidade Católica de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).