Práticas pedagógicas e o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental na comunidade escolar do Instituto Estadual Profª Nena - CIEP de Sapiranga – RS

Autores

  • Márcia Inês Rockenbach Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Elisane Maria Rampelotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083950

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental, Práticas Pedagógicas, Sustentabilidade

Resumo

O trabalho sobre as Práticas Pedagógicas e o Desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental na Comunidade Escolar do Instituto Estadual Prof.ª NENA – CIEP de Sapiranga – RS. Inicialmente realizou-se um estudo para diagnosticar os principais problemas socioambientais, fizeram-se atividades de conscientização na escola, na comunidade e práticas ambientalmente sustentáveis. Para concluir realizou-se uma avaliação dos depoimentos dos participantes voluntários nas ações do estudo. O estudo objetiva-se em conscientizar a comunidade, identificar percepções a cerca da responsabilidade ambiental, desenvolver ações de orientação sobre ações sustentáveis. Justifica-se pela necessidade da conscientização ambiental em vista dos problemas ambientais que a comunidade escolar enfrenta. Participaram deste estudo, gestores, educadores, educandos e membros da comunidade escolar do Instituto Estadual Profa. NENA - CIEP. O método utilizado foi o qualitativo que trabalha com descrições e interpretações. O instrumento utilizado foi um estudo teórico e análise de depoimentos dos participantes, embasada na literatura sobre o assunto. Os resultados do estudo mostram que ainda não se tem uma consciência e responsabilidade ambiental, o que contribui para o agravamento de problemas ambientais no contexto socioambiental.

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Rockenbach, M. I., & Rampelotto, E. M. (2011). Práticas pedagógicas e o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental na comunidade escolar do Instituto Estadual Profª Nena - CIEP de Sapiranga – RS. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 730–748. https://doi.org/10.5902/223613083950

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