Um olhar para a formação inicial a partir do subprojeto PIBID educação física

Autores

  • Ana Nathalia Almeida Callai Universidade Federal de Santa Maria
  • Rhenan Ferraz de Jesus Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-1717-6593
  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria
  • Eriques Piccolo Becker Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546430703

Palavras-chave:

Formação Inicial, Práticas Pedagógicas, PIBID

Resumo

No presente trabalho trataremos das relações do Subprojeto “PIBID Educação Física” com a formação inicial e iniciação a docência dos acadêmicos bolsistas deste programa. A caracterização do estudo é de natureza qualitativa, um estudo descritivo, utilizando-se de questionários como coleta de dados. Entre os resultados, destacamos que o Subprojeto vem qualificando a formação de seus bolsistas no sentido de mostrar os desafios da carreira docente. Concluímos serem positivas as trocas de experiências entre a universidade e a escola, pois os saberes articulados em ambas podem auxiliar os acadêmicos a melhor compreender as práticas educativas e a atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, agosto 2003.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. 16. ed. São Paulo: Ática. 1999.

ENRICONE, Délcia. A universidade e a aprendizagem da docência. In: CUNHA, M. I. da. (Org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007. P. 145-¬160.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo - Brasília, 4ª edicação: Liber Livro, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo. Editora UNESP, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KUNZ, Elenor. Esclarecimento e emancipação - pressupostos de uma teoria educacional crítica para a Educação Física. Revista Movimento. v. 5, n. 10 Ano: 1999.

_________. Transformação didático-pedagógica do esporte. 2ed. Ijuí: Unijuí, 2000.

_________. Transformação Didático- Pedagógico do Esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010.

LEITE, Elizabete dos Santos. et. al. PIBID-Educação Física x Formação Continuada: desafios em busca de uma educação inovadora. In: LOPES, A. R. L. V.; TOMAZETTI, E. M. (Orgs.) PIBID-UFSM: experiências e aprendizagens. São Leopoldo: Oikos, 2013. p. 199-215.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor Nuances- Vol. III- Setembro de 1997.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VAGO, Tarcísio Mauro. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente. Revista Movimento. v.3 n.5 Ano: 1996.

Downloads

Publicado

06-04-2018

Como Citar

Callai, A. N. A., Jesus, R. F. de, Sawitzki, R. L., & Becker, E. P. (2018). Um olhar para a formação inicial a partir do subprojeto PIBID educação física. Kinesis, 36(1). https://doi.org/10.5902/2316546430703

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)