Educação Especial do/no Campo: ofensivas neoliberais e processos de in/exclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X71386Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação rural, Condições de acesso e permanência na escolaResumo
O direito à escolarização de camponeses com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tem figurado em documentos político-normativos brasileiros, sobretudo nas duas últimas décadas. Nessa direção, este texto objetiva tensionar, no contexto da governamentalidade neoliberal, os processos de in/exclusão nas interfaces da Educação Especial e da Educação do/no Campo, particularmente quanto à oferta de escolarização e de atendimento educacional especializado (AEE) às populações camponesas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, com revisão documental e bibliográfica, bem como de levantamento de microdados do Censo Escolar da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, nos recortes de 2008, 2014 e 2020. Os resultados indicam: a tendência de crescimento nas matrículas desse público; o fluxo de alunos que deixam o campo para serem escolarizados na zona urbana; o fechamento das escolas no meio rural; a insuficiência de salas de recursos multifuncionais e de AEE nas escolas do campo. Assim, o estudo problematiza como a governamentalidade neoliberal pode, a partir dos movimentos de in/exclusão escolar dos camponeses com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assumir uma vertente urbanocêntrica e intensificar o esfacelamento de uma Educação Especial do/no Campo.
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