Avaliação de vídeo educacional sobre implante coclear: a tecnologia assistiva pela voz do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X64342

Palavras-chave:

Implante Coclear, Bilinguismo Bimodal, Avaliação de Vídeo.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e discutir a avaliação de vídeo sobre Implante Coclear produzido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a partir do olhar dos professores da instituição. O estudo desenvolvido foi quali-quantitativo, tendo como desenho metodológico um estudo avaliativo. Por meio de um questionário elaborado e submetido à validação técnica, de conteúdo e empírica, 52 professores especialistas, ouvintes e surdos, responderam ao instrumento com o propósito de avaliar se o conteúdo do vídeo atendeu à demanda pedagógica sobre o que é a tecnologia, auxiliando-os a lidar de maneira eficaz com o aluno implantado. Como resultado, observou-se que o vídeo atendeu a demanda pedagógica inicial, porém revelou a necessidade de um aprofundamento em relação à prática pedagógica com esses alunos, por ser o INES uma escola bilíngue, cuja língua de instrução é a língua de sinais e a segunda língua, a Língua Portuguesa, apenas na modalidade escrita. Essa questão central trazida nas vozes dos professores relacionada a Língua Portuguesa em uma escola específica para surdos, leva a reflexão sobre um novo tipo de bilinguismo, onde o aluno com implante coclear pode se beneficiar dos processos de aquisição de ambas as línguas, tornando-se um sujeito bilíngue bimodal. Cabe ao Instituto refletir sobre a adaptação de seu projeto político-pedagógico atendendo a especificidade desses alunos, visto que ainda não vem efetivando transformações em sua organização para recebê-los, reconhecendo uma pluralidade linguística dentro de uma perspectiva aditiva e não subtrativa, ao se considerar que ou é uma língua ou outra.

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Biografia do Autor

Mônica Azevedo de Carvalho Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ

Professora mestra do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Andreia Ferreira de Oliveira, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ

Professora pós-doutora da Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Campello, M. A. de C., Oliveira, A. F. de, & Kelman, C. A. (2021). Avaliação de vídeo educacional sobre implante coclear: a tecnologia assistiva pela voz do professor. Revista Educação Especial, 34, e46/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X64342