Avaliação dos efeitos de um programa de leitura e comunicação para crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X40898

Palavras-chave:

Autismo, Desenvolvimento da Linguagem, Leitura, Programa de Intervenção.

Resumo

Este estudo consiste em pesquisa experimental intrassujeito com delineamento de retirada conduzida com o propósito de averiguar os efeitos da aplicação do Programa de Leitura e Comunicação para Crianças com Autismo (PROLECA) em um menino não verbal de cinco anos de idade. As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam habilidades necessárias para decodificar as palavras, mas possuem dificuldades em compreensão leitora. Estudos de Hogan, Cain e Bridges (2013), Whalon, Delano e Hanline (2013), WIilliamson, Carnahan e Jacobs (2009) e Carnahan, Williamson e Christman, (2011), Patten e Watson (2011) e Medeiros (2015), entre outros, fundamentaram esta investigação desenvolvida durante 20 semanas. Os dados revelaram ganhos consideráveis no estabelecimento da atenção direcionada do participante, em seu interesse em ouvir pequenas histórias e em sua compreensão leitora. O PROLECA parece ser um programa promissor. Sugere-se, contudo, a necessidade de mais investigações acerca do uso de estratégias de leitura para crianças com autismo.

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Biografia do Autor

Stefhanny Paulimineytrick Nascimento Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Silva, S. P. N., Walter, C. C. de F., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2019). Avaliação dos efeitos de um programa de leitura e comunicação para crianças com autismo. Revista Educação Especial, 32, e120/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X40898

Edição

Seção

Prêmio Melhores Teses e Dissertações