<b> Estudo comparativo de observação de habilidades sociais de gêmeas com e sem deficiência visual</b>

Autores

  • Carolina Severino Lopes da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3552

Palavras-chave:

Visual Impairment, Social Skills, Identical Twins.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3552

O objetivo geral foi descrever e caracterizar o desempenho social de duas crianças, gêmeas idênticas, com dez anos de idade: uma cega e outra vidente. Os dados foram obtidos pela realização de filmagens das crianças em situações livres. As filmagens foram avaliadas por meio de um protocolo de observação das situações livres, de modo que os desempenhos das crianças possibilitaram inferir as classes de habilidades sociais. Os resultados mostraram que a criança vidente apresentou repertório de habilidades sociais mais amplo e refinado do que o de sua irmã. Com base nos dados, pode-se concluir que, neste caso, crianças cegas e videntes possuem repertórios de habilidades sociais distintos, sendo que as diferenças podem estar relacionadas tanto à variável cegueira quanto às diferenças na maneira como o ambiente estimula as crianças.




Palavras-chave: Deficiência Visual. Habilidades Sociais. Irmãos gêmeos.

 

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Biografia do Autor

Carolina Severino Lopes da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (SP), Professora do Departamento de Psicologia da UNICEP (São Carlos - SP).

Almir Del Prette, Universidade Federal de Sao Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, com atuação no PPGPSI e PPGEES

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Publicado

2012-03-26

Como Citar

Costa, C. S. L. da, & Prette, A. D. (2012). <b> Estudo comparativo de observação de habilidades sociais de gêmeas com e sem deficiência visual</b>. Revista Educação Especial, 25(42), 75–88. https://doi.org/10.5902/1984686X3552

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua