<b> Estudo comparativo de observação de habilidades sociais de gêmeas com e sem deficiência visual</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3552Palabras clave:
Visual Impairment, Social Skills, Identical Twins.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3552
O objetivo geral foi descrever e caracterizar o desempenho social de duas crianças, gêmeas idênticas, com dez anos de idade: uma cega e outra vidente. Os dados foram obtidos pela realização de filmagens das crianças em situações livres. As filmagens foram avaliadas por meio de um protocolo de observação das situações livres, de modo que os desempenhos das crianças possibilitaram inferir as classes de habilidades sociais. Os resultados mostraram que a criança vidente apresentou repertório de habilidades sociais mais amplo e refinado do que o de sua irmã. Com base nos dados, pode-se concluir que, neste caso, crianças cegas e videntes possuem repertórios de habilidades sociais distintos, sendo que as diferenças podem estar relacionadas tanto à variável cegueira quanto às diferenças na maneira como o ambiente estimula as crianças.
Palavras-chave: Deficiência Visual. Habilidades Sociais. Irmãos gêmeos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).