Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28432Palavras-chave:
Professor, Inclusão escolar, Tarefa de casa.Resumo
Objetivou-se identificar e analisar a concepção de 15 professores acerca da tarefa de casa (TC), e investigar como a TC está sendo proposta para o aluno com deficiência física (DF). Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados apontam que, de maneira geral, os professores consideram a TC importante e uma extensão da prática pedagógica, além de favorecer a interação entre pais e filhos e a aproximação dos pais na escola. No entanto, não a propõem para todos os alunos com DF em função de não terem capacitação para a sua adequação. Este estudo permitiu identificar a concepção do professor acerca da função da tarefa de casa, e verificar as possíveis congruências e/ou incongruências que podem manifestar-se entre tal concepção e a operacionalização da tarefa de casa para o aluno com DF. Ressalta-se a importância de se investigar o papel da tarefa de casa no contexto da Educação Inclusiva de diferentes alunos que constituem o público alvo da Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).