No espírito da música: para uma tese acerca da síntese trágica em Schopenhauer e Wagner

Autores

  • Luan Corrêa da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378634027

Palavras-chave:

Música, Tragédia, Schopenhauer

Resumo

Em torno da discussão acerca da arte musical no pensamento de Schopenhauer, Wagner e Nietzsche, uma questão surge: qual a relação entre música e as demais artes? Em O mundo como vontade e representação a questão é colocada de forma germinal, e em Beethoven de Wagner é radicalizada: a partir do conceito de simpatia a experiência musical é pensada a partir de uma direção oposta daquela experienciada na contemplação estética do belo, e por isso somente explicável a partir do sublime. Curiosamente, é a partir do sublime que Schopenhauer explica a essência da tragédia, que talvez pudesse ser pensada, no intento de apresentar uma tese alternativa para o convívio entre as artes, como a arte que sintetiza a radicalidade de naturezas opostas das artes visuais e da música, como sua intersecção. Assim, preliminarmente à publicação de O nascimento da tragédia, temos aqui uma interessante chave interpretativa a ser investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Corrêa da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestrando em Filosofia pela UFSC.

Referências

BARROS, F. M. Música epistolar: Nietzsche e Carl Fuchs. In: Cadernos Nietzsche 30, São Paulo: GEN, 2012.

BURNETT, H., O Beethoven-schrift: Richard Wagner tórico. In: Trans/Form/Ação, São Paulo, 32(1): 159-173, 2009.

COOPER, B. Beethoven: um compêndio. Rio de Janeiro, Zahar, 1996.

DIAS, R. A influência de Schopenhauer na filosofia da arte de Nietzsche em O nascimento da tragédia. In: Cadernos Nietzsche 3, p. 07-21, 1997

HÜBSCHER, A. Schopenhauer und Wagner. Jb (37) 1956.

LÓPEZ, H. J. P. A la búsqueda del genuino origen arcaico de la tragedia. La filología amiga del wagnerismo nietzscheano. Il Saggiatore Musicale, Anno VII, nº 1, Florença, Leo S. Olschki, 2000.

NIETZSCHE, F. O nascimento da Tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SAFRANSKI, R. Schopenhauer: e os Anos Mais Selvagens da Filosofia. Trad. Willian Lagos. São Paulo: Geração editorial, 2011.

SCHOPENHAUER, A. Arthur Schopenhauers sämtliche Werke. Hrsg. von Paul Deussen. Munique: R. Piper, 1942.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, 1º tomo; Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

WAGNER, R. Beethoven. Trad. Anna Hartmann Cavalcanti. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

ZÖLLER, G. A música como vontade e representação. Trad. Mário Videira. In: Cadernos de Filosofia Alemã 16, p. 55-80. São Paulo: FFLCH-USP, 2010.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Silva, L. C. da. (2012). No espírito da música: para uma tese acerca da síntese trágica em Schopenhauer e Wagner. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 3(1 e 2), 211–223. https://doi.org/10.5902/2179378634027

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.