No espírito da música: para uma tese acerca da síntese trágica em Schopenhauer e Wagner

Autores

  • Luan Corrêa da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378634027

Palavras-chave:

Música, Tragédia, Schopenhauer

Resumo

Em torno da discussão acerca da arte musical no pensamento de Schopenhauer, Wagner e Nietzsche, uma questão surge: qual a relação entre música e as demais artes? Em O mundo como vontade e representação a questão é colocada de forma germinal, e em Beethoven de Wagner é radicalizada: a partir do conceito de simpatia a experiência musical é pensada a partir de uma direção oposta daquela experienciada na contemplação estética do belo, e por isso somente explicável a partir do sublime. Curiosamente, é a partir do sublime que Schopenhauer explica a essência da tragédia, que talvez pudesse ser pensada, no intento de apresentar uma tese alternativa para o convívio entre as artes, como a arte que sintetiza a radicalidade de naturezas opostas das artes visuais e da música, como sua intersecção. Assim, preliminarmente à publicação de O nascimento da tragédia, temos aqui uma interessante chave interpretativa a ser investigada.

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Biografia do Autor

Luan Corrêa da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestrando em Filosofia pela UFSC.

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Publicado

2012-07-01

Como Citar

Silva, L. C. da. (2012). No espírito da música: para uma tese acerca da síntese trágica em Schopenhauer e Wagner. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 3(1 e 2), 211–223. https://doi.org/10.5902/2179378634027

Edição

Seção

Estudos Schopenhauerianos

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