Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM

A Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (RECDUFSM - ISSN 1981-3694) foi criada em 2006 e possui periodicidade quadrimestral. A publicação de seus artigos ocorre por meio do sistema de publicação contínua. É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFSM e ao Curso de Direito da UFSM. É destinada a profissionais e pesquisadores do Brasil e do exterior, aceitando somente artigos inéditos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, italiano ou francês. Tem por finalidade a publicação de artigos científicos que contribuam para a expansão do conhecimento na área das Ciências Jurídicas e Sociais. Está classificada no Qualis/CAPES no extrato A1 na área do Direito. 

IMPORTANTE: As submissões são recebidas em fluxo contínuo entre os meses de março a novembro de cada ano. 

 


Qualis CAPES / 2016 / Direito: A1

 Índice de citações dos artigos: Google Acadêmico / Google Metrics

 

 * Orientações aos interessados em publicar na RECDUFSM*

  • A revista publica apenas artigos inéditos (não pode estar disponível| publicado em qualquer meio, inclusive repositório institucional).

  • Deve ser redigido por no máximo três autores, sendo pelo menos um deles portador do título de doutor e, preferencialmente, vinculado a Programa de Pós-Graduação em Direito (ou áreas afins). Aos demais coautores, a revista prioriza a presença de doutores e doutorandos. Coautores mestres, mestrandos, graduados ou graduandos não fazem parte da prioridade da revista na fase de desk review (análise preliminar)

  • Ao submeter um artigo à revista o autor se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantemente a outro periódico ou evento, sob pena de exclusão do sistema e vedação de nova submissão na revista por tempo indeterminado.

  • A Revista publica três números anualmente, utilizando do sistema de publicação contínua e conta com um alto grau de exogenia de seus autores (mínimo de 75%). Logo, artigos de autores do Rio Grande do Sul possuem limitação para inclusão em cada volume publicado. 

  • Os Editores e o Conselho Editorial se reservam ao direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando o número máximo de artigos por volume e, especialmente, a relação de exogenia e endogenia.


*** COMUNICADO SOBRE A PUBLICAÇÃO CONTÍNUA DE ARTIGOS:

A partir de 2019 a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM passou a adotar o sistema de publicação contínua de artigos. Recomendado pela Scielo como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas, já que cada artigo é publicado ao final do processo de avaliação/revisão final. 


*** COMUNICADO SOBRE O PERÍODO DE SUBMISSÕES:

 As submissões são recebidas em fluxo contínuo entre os meses de março a novembro de cada ano. 


*** COMUNICADO SOBRE OS PRAZOS e PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA REVISTA:

FASE 1: A análise preliminar dos artigos é realizada em desk review pelos Editores. Essa fase ocorre respeitando a ordem cronológica de submissão e enfatiza a observância de todas as regras formais adotadas pela revista em nossas diretrizes, além da adequação da temática à política editorial. Os artigos podem permanecer nessa fase por até 12 meses após a submissão.

FASE 2: Os artigos aprovados na fase de desk review serão encaminhados para dois avaliadores ad hoc. Em caso de divergência entre os pareceres um terceiro parecerista será designado. Considerando que muitos avaliadores não cumprem os prazos designados pelos Editores e considerando o elevado fluxo de submissões na revista, os artigos podem permanecer nessa fase por até 12 meses após o início da fase de avaliação.

FASE 3: Os artigos que receberem parecer favorável para publicação receberão comunicado por email para que efetuem os ajustes e atualizações consideradas imprescíndíveis pelos avaliadores e editores antes de sua publicação.  Os artigos podem permenecer nessa fase por até 6 meses antes de sua publicação em um dos números da revista, não havendo garantia de que a publicação ocorra no mesmo ano da aprovação.

** IMPORTANTE: solicitamos aos autores que somente entrem em contato por email buscando informações sobre seus artigos quando os prazos descritos anteriormente tiverem se exaurido.  **

 

ATENÇÃO! COMUNICADO SOBRE SUBMISSÕES REALIZADAS NO ANO DE 2020:

Informamos que os artigos submetidos em 2020 não possuem garantia de que serão publicados no corrente ano. AINDA ESTAMOS TRABALHANDO NO PROCESSAMENTO DOS ARTIGOS SUBMETIDOS NOS ANOS DE 2018 e 2019.

Logo, a previsão é a de que os artigos submetidos em 2020 somente sejam publicados em 2021.

  

EDIÇÕES ABERTAS EM 2020 / SISTEMA DE PUBLICAÇÃO CONTÍNUA DE ARTIGOS

 

 

 

 

Notícias

 

SUSPENSÃO DO RECEBIMENTO DE NOVOS ARTIGOS ENTRE OS MESES DE DEZEMBRO A FEVEREIRO DE CADA ANO

 

Informamos que a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM não recebe novos artigos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

NOVAS SUBMISSÕES somente de março a novembro de cada ano.

 
Publicado: 2020-07-21
 

*** CHAMADA PARA CADASTRO DE NOVOS AVALIADORES DOUTORES***

 
 
 
Publicado: 2020-07-22 Mais...
 
Outras notícias...

v. 15, n. 3 (2020): EDIÇÃO ABERTA - publicação contínua

A partir de 2019 a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM passou a adotar o sistema de publicação contínua de artigos.
Recomendado pela Scielo como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.

Editores:

Angela Araujo da Silveira Espindola

Rafael Santos de Oliveira

Sumário

Artigos científicos

Raquel Fabiana Lopes Sparemberger, Marina de Almeida Rosa
PDF
e33098
Luiz Antônio da Silva Bittencourt, Rodolpho Barreto Samphaio Junior
PDF
e33216
Rogério Santos Rammê
PDF
e38399
Giovani Ribeiro Rodrigues Alves, Marcia Carla Pereira Ribeiro
e39511