*** CHAMADA PARA ENVIO DE ARTIGOS E CADASTRO DE NOVOS AVALIADORES

 CHAMADA PERMANENTE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

A Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM recebe artigos para publicação em FLUXO contínuo.

Desde 2016 a periodicidade passou a ser quadrimestral com publicações nos meses de abril, agosto e dezembro.

Serão publicados no mínimo 45 artigos por volume (ano), sendo aceitos artigos em Português, Espanhol, Inglês, Italiano, Francês.

Todos os artigos são avaliados por meio do sistema double blind review (duplo cego).

Todos os artigos devem ser enviados no formato Word (.doc) utilizando o modelo de formatação disponível no menu superior da revista (DIRETRIZES PARA AUTORES) -  http://direito.ufsm.br/revista/modelo-revista.doc

Os artigos enviados fora das diretrizes não serão recebidos e serão rejeitados preliminarmente.

SOMENTE SERÃO ACEITOS ARTIGOS INÉDITOS QUE PELO MENOS UM DOS AUTORES TENHA TÍTULAÇÃO DE DOUTOR EM DIREITO ou áreas afins.

A Revista publica, preferencialmente, artigos de autores de fora do Rio Grande do Sul.

Em caso de dúvidas, os autores devem entrar em contato pelo e-mail revistadireito@ufsm.br


PROCEDIMENTOS E PRAZOS APÓS A SUBMISSÃO:

FASE 1

Assim que  o artigo é submetido no sistema da revista ele será pré-avaliado com relação ao integral atendimento das seguintes exigências:

* adequação formal conforme modelo em word disponível nas diretrizes para autores;

* cadastro completo dos autores no sistema da revista, incluindo todos os campos solicitados (Instituição, Link para Lattes, Link para Orcid, resumo da biografia, etc.);

* adequação material do artigo: qualidade da pesquisa, fontes empregadas, estrutura lógica e racional do texto, adequação ortográfica e metodológica;

* atendimento quanto a titulação mínima dos autores;

Não há prazo definido para a realização dessa pré-análise.


FASE 2

Os artigos que atenderem os critérios acima serão colocados em avaliação por no mínimo 2 avaliadores ad hoc

O prazo para conclusão dessa fase de avaliação é de até 8 meses, podendo variar conforme a disponibilidade dos avaliadores da área.


FASE 3

Ao recebermos os pareceres enviaremos emails aos autores informando o resultado da avaliação que poderá ser: aceitação, reprovação ou solicitação de ajustes no texto.


FASE 4

A publicação do artigo aprovado é definida pelo Conselho Editorial e Editores da RECDUFSM. 

Somente serão publicados artigos originais e que não tenham sido encaminhados a outra revista, conforme declaração de ineditismo que deverá ser assinada por todos os autores e endereçada à revista antes da publicação.

 





CHAMADA PERMANENTE PARA NOVOS PARECERISTAS

A Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM convida doutores em Direito ou na área de ciências sociais aplicadas, e que tenham interesse e disponibilidade para colaborar com o processo de avaliação de artigos encaminhados para publicação, a integrarem a relação de pareceristas ad-hoc.

No momento não estamos aceitando novos avaliadores do Rio Grande do Sul.

São condições requeridas para o cadastramento: possuir título de doutor (excepcionalmente serão aceitos pareceristas na condição de doutorando, mediante análise do Lattes) e produção científica e currículo Lattes atualizados.


Os interessados devem preencher o formulário disponível ao final da presente página.

 

Aos participantes do processo de avaliação será encaminhada declaração de parecerista (membro do corpo de avaliadores Ad hoc).

A presente chamada possui fluxo contínuo e todos os pedidos serão analisados pelo Conselho Editorial e respondidos em até 60 dias.

AVISO IMPORTANTE: Solicitamos que somente se candidatem pessoas que tenham condições de efetuar as avaliações solicitadas.

Em caso de recusa imotivada ou, ainda, em caso de o parecerista não retornar os e-mails dos editores, informamos, desde já, que seu cadastro será excluído.