Por uma docência em arte pela diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734889028

Palavras-chave:

Ensino de artes visuais, Docente da diferença, Multiplicidade, Singularidade, Filosofias da diferença

Resumo

O objetivo deste ensaio é pensar o ensino de arte em espaços educativos formais, como a escola e a universidade. Para levar a termo tal investida, anuncia-se como problemática a seguinte questão: enquanto docentes, de que modo temos criado espaços para encetar uma textualidade e geografia junto ao que habita a multiplicidade viva de uma aula, potencializando a cada vez um corpo-pensamento coletivo que não se sabe antes do encontro? O conceito de ‘docente da diferença’ é, assim, operado neste texto a partir de Sandra Corazza (2013) como uma tentativa em pensar a figura da professora e do professor por outras vias, as quais apostam na criação de um ambiente educacional que afirme a potência da multiplicidade e, consequentemente, da singularidade das e dos estudantes, atentando também para os próprios processos, fragilidades, encantos, encontros e afetos vivenciados em meio a essa complexidade.

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Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Marilda Oliveira de Oliveira é Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Editora Chefe da Revista Digital do LAV.

Carin Cristina Dahmer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes da Universidade Federal de Santa Maria.

Cláudia Aparecida dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Professora do Instituto Federal do Paraná.

Francieli Regina Garlet, Escola Municipal de Educação Básica Leonel José Vitorino Ribeiro

Doutora em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Vivien Kelling Cardonetti, Faculdade Antônio Meneghetti

doutora em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Professora do  Curso de Pedagogia da Faculdade Antônio Meneghetti (AMF).

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Acesso em: 20 de ago. 2024.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Oliveira, M. O. de, Dahmer, C. C., Santos, C. A. dos, Garlet, F. R., & Cardonetti, V. K. (2024). Por uma docência em arte pela diferença. Revista Digital Do LAV, 17(1), e8/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734889028

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