Diálogo intercultural e respeito: interpretações do vt publicitário birdman (coca-cola)
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482647Parole chiave:
Diferença cultural, Educação da Cultura Visual, Imagem publicitáriaAbstract
A partir do VT publicitário Birdman, este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que discute conjunções e disjunções na celebração de diálogos interculturais. Estes processos são percebidos como promotores de aprendizagem. O texto analisa discursos que advogam em favor de uma postura de respeito e distância em relação à alteridade. Fundamentado nos princípios da educação da cultura visual, este trabalho interpreta informações coletadas através de entrevistas individuais e focais realizadas com alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais da UFG discutindo a pertinência do uso de imagens publicitárias nas práticas educativas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRÉ, João Maria. Identidade(s), multiculturalismo e globalização. 2006. Trabalho apresentado XX Encontro de Filosofia: A Filosofia na Era da Globalização, Coimbra, 2006. Disponível em: http://www.apfilosofia.org/documentos/. Acesso em: 3
de dez. 2006.
APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: cultural dimensions of globalization. Minnesota: University of Minnesota Press, 1996.
COCACOLABRASIL.COM.BR. Estréia da campanha “viva o lado coca-cola da música” dá início às ações da marca para 2007. Disponível em:
http://www.cocacolabrasil.com.br/release_detalhe.asp?release=70&Categoria=38. Acesso em: 29 de nov. 2009.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel/SESC, 1997.
HALL, Stuart. A questão multiculturalista. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 49-94.
______. The Work of Representation, In: Hall, S. (Org) Representation: cultural representation and signifying practices. London: Sage, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007
JAGODZINSKI, jan. As negociações da diferença: arte educação como desfiliação na era pós-moderna. IN: BARBOSA, Ana Mae; Guinsburg, J. (Orgs.). O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, Marilda (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2007, p.19-40.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
ROCHA, E.P.G. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Mauad, 2006.
SEMPRINI, Andréa. Multiculturalismo. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 6. Ed. Petropólis: Vozes, 2006, p.7-72
STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an introduction to visual culture. New York: Orford University Press, 2001.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: Multiculturalismo e Representação. Rio de Janeiro: Cosac & Naify, 2006.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Apresentação. TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel (Orgs.). A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 6. Ed. Petropólis: Vozes, 2006. p. 73-102.