Conflitos e ambiguidades sobre diferença cultural: alguns impactos para a arteeducação pós-moderna e a cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482553Parole chiave:
Diferença cultural, Educação para a cultura visual, Arte-educação pósmodernaAbstract
Apropriando-nos dos textos de jan jagodzinski (2005), Raimundo Martins (2007) e Arthur Efland (2005), confrontamos algumas reflexões sobre conflitos e ambigüidades em jogo nas discussões sobre "diferença cultural". Expandimos esta discussão enfatizando suas conseqüências para orientações teóricas e práticas da arte-educação pós-moderna e da educação para a cultura visual.Downloads
Riferimenti bibliografici
CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, Desiguais e desconectados. RJ: UFRJ, 2005.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. IN: BARBOSA, Ana Mae (Org.); Guinsburg, J. (Org.). O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HALL, Stuart. A questão multiculturalista. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
JAGODZINSKI, jan. As negociações da diferença: arte educação como desfiliação na era pós-moderna. IN: BARBOSA, Ana Mae (Org.); Guinsburg, J. (Org.). O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, Marilda (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2007, p.19-40.
MATHIAS, José Ronaldo Alonso. Diferença e identidade: sentidos em construção. 2006. 191 f. Tese (Doutorado em Comunicação social), ECA/USP, São Paulo.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez:Instituto Paulo Freire, 2003.
SEMPRINI, Andréa. Multiculturalismo. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: Multiculturalismo e Representação. Rio de Janeiro: Cosac & Naify, 2006.