Conflitos e ambiguidades sobre diferença cultural: alguns impactos para a arteeducação pós-moderna e a cultura visual

Autores/as

  • Raimundo Martins Universidade Federal de Goiás - UFG/GO
  • Pablo Petit Passos Sérvio Universidade Federal de Goiás - UFG/GO

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482553

Palabras clave:

Diferença cultural, Educação para a cultura visual, Arte-educação pósmoderna

Resumen

Apropriando-nos dos textos de jan jagodzinski (2005), Raimundo Martins (2007) e Arthur Efland (2005), confrontamos algumas reflexões sobre conflitos e ambigüidades em jogo nas discussões sobre "diferença cultural". Expandimos esta discussão enfatizando suas conseqüências para orientações teóricas e práticas da arte-educação pós-moderna e da educação para a cultura visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimundo Martins, Universidade Federal de Goiás - UFG/GO

Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), pós-doutor pela Universidade de Londres(Inglaterra) e pela Universidade de Barcelona (Espanha) onde também foi professor visitante. É ProfessorTitular e Diretor da Faculdade de Artes Visuais, docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual daUniversidade Federal de Goiás.

Pablo Petit Passos Sérvio, Universidade Federal de Goiás - UFG/GO

Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Mestrado da Faculdade de Artes Visuais daUniversidade Federal de Goiás, é Especialista em Teoria da Comunicação da Imagem pela Universidade Federaldo Ceará e graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pelo Centro de Ensino Unificado deTeresina, Piauí.

Citas

CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, Desiguais e desconectados. RJ: UFRJ, 2005.

EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. IN: BARBOSA, Ana Mae (Org.); Guinsburg, J. (Org.). O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

HALL, Stuart. A questão multiculturalista. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

JAGODZINSKI, jan. As negociações da diferença: arte educação como desfiliação na era pós-moderna. IN: BARBOSA, Ana Mae (Org.); Guinsburg, J. (Org.). O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, Marilda (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2007, p.19-40.

MATHIAS, José Ronaldo Alonso. Diferença e identidade: sentidos em construção. 2006. 191 f. Tese (Doutorado em Comunicação social), ECA/USP, São Paulo.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez:Instituto Paulo Freire, 2003.

SEMPRINI, Andréa. Multiculturalismo. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: Multiculturalismo e Representação. Rio de Janeiro: Cosac & Naify, 2006.

Publicado

2010-10-26

Cómo citar

Martins, R., & Sérvio, P. P. P. (2010). Conflitos e ambiguidades sobre diferença cultural: alguns impactos para a arteeducação pós-moderna e a cultura visual. Revista Digital Do LAV, 4(4), 012–024. https://doi.org/10.5902/198373482553

Artículos más leídos del mismo autor/a