As crianças são artistas natas? Reflexões sobre a atividade criadora e as artes visuais na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865220

Palavras-chave:

infância, teoria histórico-cultural, artes visuais.

Resumo

Este artigo objetiva identificar o conceito de atividade criadora em pesquisas da Teoria Histórico-Cultural e suas implicações para o ensino de artes visuais na infância. Mediante pesquisa bibliográfica, apresenta-se o conceito de atividade criadora, considerando a relação dialética entre criação e reprodução, a partir da análise de frases sobre ‘crianças’, ‘imaginação’ e ‘arte’ comumente ouvidas em instituições de Educação Básica. Ao longo desta investigação, contrapõe-se concepções naturalizantes e sobrenaturais relacionadas à atividade criadora. Por fim, conclui-se que o desenvolvimento da criação está relacionado à apropriação de conhecimentos e habilidades desenvolvidos pela humanidade, pois a reprodução, no âmbito individual, daquilo que foi criado e compartilhado socialmente, representa a formação da base que possibilitará o desenvolvimento de novas criações.

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Biografia do Autor

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste 2011). Especialização em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2019). Recebeu bolsa da Fundación Carolina para pesquisa na Universidad de Huelva - Espanha (2018). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI) e o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagem (ARTEI). Pesquisa sobre ensino das artes visuais na educação escolar e educação estética.

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Literatura Infantil, Arte e Intervenções Pedagógicas.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Stein, V., & Chaves, M. (2021). As crianças são artistas natas? Reflexões sobre a atividade criadora e as artes visuais na Educação Básica. Revista Digital Do LAV, 14(2), 030–041. https://doi.org/10.5902/1983734865220