Análise comparativa das ferramentas digitais de aprendizagem nas escolas centrais, periféricas e rurais: lições da pandemia em Uberaba - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489889

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Ferramentas Digitais, Pandemia

Resumo

Este estudo investiga o uso de ferramentas digitais de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial (ERE) em escolas centrais, periféricas e rurais de Uberaba-MG, evidenciando as desigualdades tecnológicas ampliadas pela pandemia de COVID-19. Adotou-se uma metodologia descritiva, com coleta de dados quantitativos mediante o uso de um questionário disponibilizado on-line aplicado a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa compara a infraestrutura, o acesso à internet e a formação docente em diferentes contextos socioeconômicos. Fundamentado em autores brasileiros como Moran e Saviani, a pesquisa destaca o grande abismo digital entre as diferentes realidades escolares. Os resultados revelam que as escolas rurais enfrentaram barreiras como a falta de conectividade e dispositivos, limitando o uso eficaz das ferramentas digitais. Nas escolas centrais e periféricas, a dificuldade se concentrou na qualidade do treinamento oferecido e no desinteresse dos alunos. A discussão enfatiza a importância da formação docente e do acesso equitativo às tecnologias, sugerindo a necessidade de políticas públicas que reduzam o fosso entre as escolas em diferentes regiões. Conclui-se que políticas públicas devem priorizar investimentos em infraestrutura e formação continuada para promover a equidade digital e fortalecer a educação remota em cenários de crise.

Biografia do Autor

Luisa Fernanda Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. É mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É membro do grupo de pesquisa Forproca e possui diversas especializações, incluindo Educação Profissional Tecnológica Inclusiva, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Saúde Pública e Vigilância Sanitária, Gestão Escolar, e Revisão de Textos em Língua Portuguesa. Com experiência docente em diversas etapas da educação, lecionou Biologia e Ciências em escolas estaduais, municipais, particulares e cursos técnicos em Uberaba/MG. Foi orientadora de projetos educacionais premiados e coordenadora de iniciativas na área de liderança e meio ambiente. Atualmente leciona Ciências na Escola Municipal Professora Geni Chaves.

Vera Lucia Bonfim Tiburzio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduei-me em Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mesma instituição na qual realizei meu mestrado (findado em 2004) e doutorado (em 2008), ambos pelo programa de Biologia Funcional e Molecular, ênfase em Bioquímica, oferecido por aquele instituto. Atualmente sou professora associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ministrando diferentes disciplinas junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desta instituição, onde também sou docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Marques, L. F., & Tiburzio, V. L. B. (2025). Análise comparativa das ferramentas digitais de aprendizagem nas escolas centrais, periféricas e rurais: lições da pandemia em Uberaba - MG. Educação, 50(1), e106/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644489889