Cyberbullying: interfaces e implicações nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489097Palavras-chave:
Cyberbullying, Violência escolar, Redes sociais, Tensões pedagógicasResumo
O artigo examina as mudanças digitais que, apesar de terem proporcionado inúmeros benefícios, como a ampliação das possibilidades de interação e socialização através das plataformas virtuais, apresentam desafios significativos, especialmente no contexto educacional. Em particular, o uso excessivo das redes sociais tem sido um problema recorrente. A pesquisa aborda a seguinte questão: Quais são os desafios atuais da educação escolar diante do cyberbullying? Para explorar essa questão, o estudo adota uma abordagem hermenêutica, analisando pesquisas teóricas contemporâneas, em plataformas e outros materiais, sobre as violências nas redes sociais e suas manifestações nas telas digitais dos estudantes, e como essas violências afetam o ambiente escolar. As investigações no campo educacional destacam as principais tendências teórico-práticas - educação digital e conscientização, políticas escolares e procedimentos, ambiente escolar e apoio psicológico, intervenções interdisciplinares, humanizando os olhares, projetos, debates e aprofundamentos teóricos e relacionais sobre o cyberbullying nas escolas. Apresentam-se, também, algumas estratégias de como o diálogo pedagógico aberto às situações concretas pode ser aprimorado pelo direito de aprender a conviver, objetivando combater intercorrências do cyberbullying nas escolas.
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