Cyberbullying: interfaces e implicações nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489097

Palavras-chave:

Cyberbullying, Violência escolar, Redes sociais, Tensões pedagógicas

Resumo

O artigo examina as mudanças digitais que, apesar de terem proporcionado inúmeros benefícios, como a ampliação das possibilidades de interação e socialização através das plataformas virtuais, apresentam desafios significativos, especialmente no contexto educacional. Em particular, o uso excessivo das redes sociais tem sido um problema recorrente. A pesquisa aborda a seguinte questão: Quais são os desafios atuais da educação escolar diante do cyberbullying? Para explorar essa questão, o estudo adota uma abordagem hermenêutica, analisando pesquisas teóricas contemporâneas, em plataformas e outros materiais, sobre as violências nas redes sociais e suas manifestações nas telas digitais dos estudantes, e como essas violências afetam o ambiente escolar. As investigações no campo educacional destacam as principais tendências teórico-práticas - educação digital e conscientização, políticas escolares e procedimentos, ambiente escolar e apoio psicológico, intervenções interdisciplinares, humanizando os olhares, projetos, debates e aprofundamentos teóricos e relacionais sobre o cyberbullying nas escolas. Apresentam-se, também, algumas estratégias de como o diálogo pedagógico aberto às situações concretas pode ser aprimorado pelo direito de aprender a conviver, objetivando combater intercorrências do cyberbullying nas escolas.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas), atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, da qual foi coordenadora de 2018 a 2021. É pesquisadora também do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (Mestrado/Doutorado), na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais, da Universidade La Salle. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do Programa Pesquisador Gaúcho, da FAPERGS e do CNPq. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005).

Carla Dias da Silveira, Universidade La Salle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle - UNILASALLE, na linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, com bolsa para atuação em projeto subsidiado por meio da Chamada CNPq N. 69/2022. Mestra em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Atualmente é Professora do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Canoas/RS e é membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Conte, E., & Silveira, C. D. da. (2025). Cyberbullying: interfaces e implicações nas escolas. Educação, 50(1), e95/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644489097