Mapas Conceituais Colaborativos: uma ferramenta metacognitiva à aprendizagem sobre a História da Química
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644469863Palavras-chave:
Ferramenta metacognitiva, História da Química, ColaboraçãoResumo
Esta pesquisa investigou as potencialidades e as delimitações acerca do uso de Mapas Conceituais (MC) como ferramentas metacognitivas para o ensino e a aprendizagem da História da Química. Para tanto, elaborou-se uma proposta para o desenvolvimento de MC de forma colaborativa sobre temas previamente determinados da História da Química, com intuito de comparar os MC quando elaborados manualmente (modo analógico) e quando construído com auxílio do software CmapTools® (modo digital). Com base no desenho da proposta utilizada nesse estudo, formulou-se um modelo específico para o uso de MC em sala de aula de modo colaborativo. Empregou-se uma metodologia de natureza quali-quantitativa, que foi fundamental para validar as diferentes fases do processo de pesquisa, como coleta, análise e apresentação de dados. Os achados à luz da metacognição apontam que há nuances entre a construção de MC analógicos e MC digitais, as quais podem modificar a estrutura do conhecimento conceitual dos indivíduos.
Referências
AMORETTI, M. S. M. Protótipos e estereótipos: aprendizagem de conceitos Mapas Conceituais: experiência em Educação a Distância. Informática na educação: teoria e prática, v. 4, n. 2, p. 49-55, 2001.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BASQUE, J.; LAVOIE, M. Collaborative Concept Mapping in Education: Major Research Trends. Concept Maps: Theory, Methodology, Technology Proc. of the Second Int. Conference on Concept Mapping San José, Costa Rica, p. 1-8, 2006.
BISHOP, G. F. Experiments with the middle response alternative in survey questions. Public Opinion Quarterly, 51, p. 220-232, 1987.
CHEVRON, M-P. A metacognitive tool: Theoretical and operational analysis of skills exercised in structured concept maps. Perspectives in Science, v. 2, n. 1-4, p. 46-54., 2014.
CLEOPHAS, M. G.; CAVALCANTI, E. L. D.; NERI DE SOUZA, F.; LEAO, M. B. C. M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 188-207, 2015
CLEOPHAS, M. G.; CUNHA, M. B. Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 349-381, 2020.
CLEOPHAS, M. G.; FRANCISCO, W. Metacognição e Formação de Professores de Ciências Naturais. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Numero extraordinário, p. 1-8, 2018.
CLEOPHAS, M. G.; FRANCISCO, W. Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura (RSL). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 10-26, 2018.
MOTA, G. C.; CLEOPHAS, M. G. História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 33-55, 2015.
CORREIA, P. R. M.; NARDI, A. O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universo. Ciênc. educ., v. 25, n. 3, p. 685-704, 2019.
DA COSTA, J. S. B; BEDIN, E. Mapa Conceitual no Ensino de Química: a concepção do professor em formação inicial. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, 2019, Natal/RN. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro/RJ: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Disponível em: < http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0564-1.pdf >. Acesso em: 18 dez. 2021.
DEVETAK, I., GLAŽAR, S. A.; VOGRINC, J. O papel da pesquisa qualitativa na educação em ciências. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 6, n. 1, p. 77-84, 2010.
EBERHARD, K. The effects of visualization on judgment and decision-making: a systematic literature review. Manag. Ver. Q., p. 1-48, 2021.
FREITAS FILHO, J. R. Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciências & Cognição, v. 12, p. 86-95, 2007.
GAO, H., HEN, E.; LOSH, S.; TURNER, J. E. A review of studies on collaborative concept mapping: What have we learned about the technique and what is next? Journal of Interactive Learning Research, v. 18, n. 4, p. 479-492, 2007.
GEORGE-WALKER, L.; TYLER, M. A. Collaborative Concept Mapping: Connecting with Research Team Capacities. Education Research International, p. 1–10, 2014.
HEWSON P. W. Teaching for conceptual change. In: David R. D.; TREAGUST, B. F.; FRASER J. (Eds.). Improving Teaching and Learning in Science and Mathematics. New York: Teachers College Press, 1996.
JABLOKOW, K. et al. Ideation variety in mechanical design: Examining the effects of cognitive style and design heuristics. In: ASME 2015 international design engineering technical conferences & computers and information in engineering conference (IDETC/CIE 2015), Boston, MA, USA (p. 1-10), 2015.
JACOBS-LAWSON, J. M.; HERSHEY, D. A. Concept Maps as an Assessment Tool in Psychology Courses. Teaching of Psychology, v. 29, n. 1, p. 25-29, 2002.
JACOBSON, M. J. Cognitive visualisations and the design of learning Technologies. International Journal of Learning Technology, v. 1, p. 40-60, 2004.
KHINE, A. A.; ADEFUYE, A. O.; BUSARI, J. Utility of concept mapping as a tool to enhance metacognitive teaching and learning of complex concepts in undergraduate medical education. Arch Med Health Sci., v. 7, p. 267-72, 2019.
KOH, E. T.; OWEN, W. L. Descriptive Research and Qualitative Research. In: Introduction to Nutrition and Health Research (p. 219-248). Springer, Boston, MA, 2000.
LANZING J. W. A. Everything you always wanted to know about...concept mapping, 1996. Disponível em: <http://utto1031.to.utwente.nl/artikel1/>. Acesso em: 8 jun. 2021.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1–55, 1932.
MAXIMO-PEREIRA, M.; SOUZA, P. V. S.; LOURENÇO, A. B. Mapas Conceituais e a Elaboração de Conhecimento Científico na História da Ciência: algumas aproximações teóricas. Ciência & Educação, 27(e21017), p. 1-16, 2021.
MENDONÇA, C. A. S.; SILVA, A. M.; PALMERO, M. L. R. Uma experiência com mapas conceituais na educação fundamental em uma escola pública municipal. Experiências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 2, p. 37-56, 2007.
MOTA, A. R.; KÖRHASAN, N. D.; MILLER, K.; MAZUR, E. Homework as a metacognitive tool in an undergraduate physics course. Phys. Rev. Phys. Educ. Res., v. 15, p. 1-12, 2019.
NASSAJI, H. Qualitative and descriptive research: Data type versus data analysis. Language Teaching Research, v. 19, n. 2, p. 129–132, 2015.
NEERGAARD, M. A. et al. Qualitative description – the poor cousin of health research? BMC Med. Res. Methodol., v. 9, n. 52, p. 1-5, 2009.
NOVAK, J. D. Concept maps and Vee diagrams: two metacognitive tools to facilitate meaningful learning. Instr Sci., v. 19, p. 29–52, 1990.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Origins of the Concept Mapping Tool and the Continuing Evolution of the Tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175–184, 2006.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them (Technical report IHMC CmapTools 2006-01 Rev). Florida Institute for Human and Machine Cognition (2008), p. 01-2008, 2008.
NOVAK, J.; CAÑAS, A. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization Journal, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006.
NOVAK, J.; GOWIN, D.; KAHLE, J. Learning How to Learn. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
OLSSON, K. A., BALGOPAL, M. M.; LEVINGER, N. E. How Did We Get Here? Teaching Chemistry with a Historical Perspective. Chem. Educ., v. 92, n. 11, p. 1773–1776, 2015.
ONTORIA, A. et al. Mapas Conceptuales. Narcea S. A., Madrid, 1992.
PADILLA, K.; FURIO-MAS, C. The Importance of History and Philosophy of Science in Correcting Distorted Views of ‘Amount of Substance’ and ‘Mole’ Concepts in Chemistry Teaching. Sci. & Educ., 17, p. 403– 424, 2008.
PATTERSON, J. Metacognitive Skills. In: KREUTZER, J. S., DE LUCA J., CAPLAN B. (eds.). Encyclopedia of Clinical Neuropsychology. Springer, New York, NY, 2011.
PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. Motivation in education: Theory, research, and applications (2nd ed.). Upper Saddle, NJ: Prentice-Hall, Inc., 2002.
ROMERO-RODRÍGUEZ, J. M. et al. Models of good teaching practices for mobile learning in higher education. Palgrave Commun, v. 6, n. 80, p. 1-7, 2020.
RUÍZ-PRIMO, M. (2000). On the use of concept maps as an assessment tool in science: What we have learned so far. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 2, n. 1, p. 29-52, 2000.
SADITA, L. et al. Collaborative concept mapping with reciprocal kit-build: a practical use in linear algebra course. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 15, n. 19, p. 1-22, 2020.
ŠKET, B.; GLAŽAR, A.; VOGRINC, J. Concept Maps as a Tool for Teaching Organic Chemical Reactions. Acta Chimica Slovenica, v. 62, n. 2, p. 462-472, 2014.
STRAUTMANE, M. On Necessity of Semantic Analysis when Evaluating Concept Maps. Applied Computer Systems, v. 21, p. 52-60, 2017.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007.
VIEIRA, C. A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: Questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. XXXIII, n. 2, p. 89 -116, 1999.
VINK, S. C.; VAN TARTWIJK, J.; BOLK, J.; VERLOOP, N. Integration of clinical and basic sciences in concept maps: a mixed-method study on teacher learning. BMC Medical Education, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2015.
WHEELDON, J.; FAUBERT, J. Framing Experience: Concept Maps, Mind Maps, and Data Collection in Qualitative Research. International Journal of Qualitative Methods, v. 8, n. 3, p. 68–83, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________