Mapas Conceituais Colaborativos: uma ferramenta metacognitiva à aprendizagem sobre a História da Química
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644469863Mots-clés :
Ferramenta metacognitiva, História da Química, ColaboraçãoRésumé
Esta pesquisa investigou as potencialidades e as delimitações acerca do uso de Mapas Conceituais (MC) como ferramentas metacognitivas para o ensino e a aprendizagem da História da Química. Para tanto, elaborou-se uma proposta para o desenvolvimento de MC de forma colaborativa sobre temas previamente determinados da História da Química, com intuito de comparar os MC quando elaborados manualmente (modo analógico) e quando construído com auxílio do software CmapTools® (modo digital). Com base no desenho da proposta utilizada nesse estudo, formulou-se um modelo específico para o uso de MC em sala de aula de modo colaborativo. Empregou-se uma metodologia de natureza quali-quantitativa, que foi fundamental para validar as diferentes fases do processo de pesquisa, como coleta, análise e apresentação de dados. Os achados à luz da metacognição apontam que há nuances entre a construção de MC analógicos e MC digitais, as quais podem modificar a estrutura do conhecimento conceitual dos indivíduos.
Références
AMORETTI, M. S. M. Protótipos e estereótipos: aprendizagem de conceitos Mapas Conceituais: experiência em Educação a Distância. Informática na educação: teoria e prática, v. 4, n. 2, p. 49-55, 2001.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BASQUE, J.; LAVOIE, M. Collaborative Concept Mapping in Education: Major Research Trends. Concept Maps: Theory, Methodology, Technology Proc. of the Second Int. Conference on Concept Mapping San José, Costa Rica, p. 1-8, 2006.
BISHOP, G. F. Experiments with the middle response alternative in survey questions. Public Opinion Quarterly, 51, p. 220-232, 1987.
CHEVRON, M-P. A metacognitive tool: Theoretical and operational analysis of skills exercised in structured concept maps. Perspectives in Science, v. 2, n. 1-4, p. 46-54., 2014.
CLEOPHAS, M. G.; CAVALCANTI, E. L. D.; NERI DE SOUZA, F.; LEAO, M. B. C. M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 188-207, 2015
CLEOPHAS, M. G.; CUNHA, M. B. Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 349-381, 2020.
CLEOPHAS, M. G.; FRANCISCO, W. Metacognição e Formação de Professores de Ciências Naturais. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Numero extraordinário, p. 1-8, 2018.
CLEOPHAS, M. G.; FRANCISCO, W. Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura (RSL). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 10-26, 2018.
MOTA, G. C.; CLEOPHAS, M. G. História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 33-55, 2015.
CORREIA, P. R. M.; NARDI, A. O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universo. Ciênc. educ., v. 25, n. 3, p. 685-704, 2019.
DA COSTA, J. S. B; BEDIN, E. Mapa Conceitual no Ensino de Química: a concepção do professor em formação inicial. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, 2019, Natal/RN. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro/RJ: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Disponível em: < http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0564-1.pdf >. Acesso em: 18 dez. 2021.
DEVETAK, I., GLAŽAR, S. A.; VOGRINC, J. O papel da pesquisa qualitativa na educação em ciências. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 6, n. 1, p. 77-84, 2010.
EBERHARD, K. The effects of visualization on judgment and decision-making: a systematic literature review. Manag. Ver. Q., p. 1-48, 2021.
FREITAS FILHO, J. R. Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciências & Cognição, v. 12, p. 86-95, 2007.
GAO, H., HEN, E.; LOSH, S.; TURNER, J. E. A review of studies on collaborative concept mapping: What have we learned about the technique and what is next? Journal of Interactive Learning Research, v. 18, n. 4, p. 479-492, 2007.
GEORGE-WALKER, L.; TYLER, M. A. Collaborative Concept Mapping: Connecting with Research Team Capacities. Education Research International, p. 1–10, 2014.
HEWSON P. W. Teaching for conceptual change. In: David R. D.; TREAGUST, B. F.; FRASER J. (Eds.). Improving Teaching and Learning in Science and Mathematics. New York: Teachers College Press, 1996.
JABLOKOW, K. et al. Ideation variety in mechanical design: Examining the effects of cognitive style and design heuristics. In: ASME 2015 international design engineering technical conferences & computers and information in engineering conference (IDETC/CIE 2015), Boston, MA, USA (p. 1-10), 2015.
JACOBS-LAWSON, J. M.; HERSHEY, D. A. Concept Maps as an Assessment Tool in Psychology Courses. Teaching of Psychology, v. 29, n. 1, p. 25-29, 2002.
JACOBSON, M. J. Cognitive visualisations and the design of learning Technologies. International Journal of Learning Technology, v. 1, p. 40-60, 2004.
KHINE, A. A.; ADEFUYE, A. O.; BUSARI, J. Utility of concept mapping as a tool to enhance metacognitive teaching and learning of complex concepts in undergraduate medical education. Arch Med Health Sci., v. 7, p. 267-72, 2019.
KOH, E. T.; OWEN, W. L. Descriptive Research and Qualitative Research. In: Introduction to Nutrition and Health Research (p. 219-248). Springer, Boston, MA, 2000.
LANZING J. W. A. Everything you always wanted to know about...concept mapping, 1996. Disponível em: <http://utto1031.to.utwente.nl/artikel1/>. Acesso em: 8 jun. 2021.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1–55, 1932.
MAXIMO-PEREIRA, M.; SOUZA, P. V. S.; LOURENÇO, A. B. Mapas Conceituais e a Elaboração de Conhecimento Científico na História da Ciência: algumas aproximações teóricas. Ciência & Educação, 27(e21017), p. 1-16, 2021.
MENDONÇA, C. A. S.; SILVA, A. M.; PALMERO, M. L. R. Uma experiência com mapas conceituais na educação fundamental em uma escola pública municipal. Experiências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 2, p. 37-56, 2007.
MOTA, A. R.; KÖRHASAN, N. D.; MILLER, K.; MAZUR, E. Homework as a metacognitive tool in an undergraduate physics course. Phys. Rev. Phys. Educ. Res., v. 15, p. 1-12, 2019.
NASSAJI, H. Qualitative and descriptive research: Data type versus data analysis. Language Teaching Research, v. 19, n. 2, p. 129–132, 2015.
NEERGAARD, M. A. et al. Qualitative description – the poor cousin of health research? BMC Med. Res. Methodol., v. 9, n. 52, p. 1-5, 2009.
NOVAK, J. D. Concept maps and Vee diagrams: two metacognitive tools to facilitate meaningful learning. Instr Sci., v. 19, p. 29–52, 1990.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Origins of the Concept Mapping Tool and the Continuing Evolution of the Tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175–184, 2006.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them (Technical report IHMC CmapTools 2006-01 Rev). Florida Institute for Human and Machine Cognition (2008), p. 01-2008, 2008.
NOVAK, J.; CAÑAS, A. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization Journal, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006.
NOVAK, J.; GOWIN, D.; KAHLE, J. Learning How to Learn. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
OLSSON, K. A., BALGOPAL, M. M.; LEVINGER, N. E. How Did We Get Here? Teaching Chemistry with a Historical Perspective. Chem. Educ., v. 92, n. 11, p. 1773–1776, 2015.
ONTORIA, A. et al. Mapas Conceptuales. Narcea S. A., Madrid, 1992.
PADILLA, K.; FURIO-MAS, C. The Importance of History and Philosophy of Science in Correcting Distorted Views of ‘Amount of Substance’ and ‘Mole’ Concepts in Chemistry Teaching. Sci. & Educ., 17, p. 403– 424, 2008.
PATTERSON, J. Metacognitive Skills. In: KREUTZER, J. S., DE LUCA J., CAPLAN B. (eds.). Encyclopedia of Clinical Neuropsychology. Springer, New York, NY, 2011.
PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. Motivation in education: Theory, research, and applications (2nd ed.). Upper Saddle, NJ: Prentice-Hall, Inc., 2002.
ROMERO-RODRÍGUEZ, J. M. et al. Models of good teaching practices for mobile learning in higher education. Palgrave Commun, v. 6, n. 80, p. 1-7, 2020.
RUÍZ-PRIMO, M. (2000). On the use of concept maps as an assessment tool in science: What we have learned so far. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 2, n. 1, p. 29-52, 2000.
SADITA, L. et al. Collaborative concept mapping with reciprocal kit-build: a practical use in linear algebra course. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 15, n. 19, p. 1-22, 2020.
ŠKET, B.; GLAŽAR, A.; VOGRINC, J. Concept Maps as a Tool for Teaching Organic Chemical Reactions. Acta Chimica Slovenica, v. 62, n. 2, p. 462-472, 2014.
STRAUTMANE, M. On Necessity of Semantic Analysis when Evaluating Concept Maps. Applied Computer Systems, v. 21, p. 52-60, 2017.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007.
VIEIRA, C. A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: Questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. XXXIII, n. 2, p. 89 -116, 1999.
VINK, S. C.; VAN TARTWIJK, J.; BOLK, J.; VERLOOP, N. Integration of clinical and basic sciences in concept maps: a mixed-method study on teacher learning. BMC Medical Education, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2015.
WHEELDON, J.; FAUBERT, J. Framing Experience: Concept Maps, Mind Maps, and Data Collection in Qualitative Research. International Journal of Qualitative Methods, v. 8, n. 3, p. 68–83, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________