Mapas Conceptuales Colaborativos: una herramienta metacognitiva para el aprendizaje de la Historia de la Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469863

Palabras clave:

Herramienta metacognitiva, Historia de la Química, Colaboración

Resumen

Esta investigación investigó las potencialidades y limitaciones del uso de Mapas Conceptuales (MC) como herramientas metacognitivas para la enseñanza y el aprendizaje de la Historia de la Química (HQ). Para ello, se propuso desarrollar MC de manera colaborativa sobre temas previamente determinados de la Historia de la Química, con el objetivo de comparar los MC cuando se elaboran manualmente (modo analógico) y cuando se construyen con la ayuda del software CmapTools® (modo digital). Con base en el diseño de la propuesta utilizada en este estudio, se formuló un modelo específico para el uso de MC de manera colaborativa en el aula. Se empleó una metodología de naturaleza cuali-cuantitativa, que fue fundamental para validar las diferentes etapas del proceso de investigación, como la recopilación, el análisis y la presentación de datos. Los hallazgos en el contexto de la metacognición señalan que existen diferencias entre la construcción de MC analógicos y MC digitales, las cuales pueden modificar la estructura del conocimiento conceptual de los individuos.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Cleophas, Federal University for Latin American Integration

Bacharel em Química Industrial, Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - PPGIES (UNILA). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Construção de estratégias e materiais lúdico-didáticos para formação de professores de Ciências; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Didatização Lúdica; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ), editora da Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV) e Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS). E lidera o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ). Promove a popularização da química por meio do site A Graça da Química (www.agracadaquimica.com.br).

Everton Bedin, Universidad Federal de Paraná

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - no Programa de Pós-graduação: Educação em Ciências: química da vida e saúde, onde desenvolveu a metodologia DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-bilateral da Aprendizagem. Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

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Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Cleophas, M. das G., & Bedin, E. (2023). Mapas Conceptuales Colaborativos: una herramienta metacognitiva para el aprendizaje de la Historia de la Química. Educación, 48(1), e110/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644469863