Cidadania, participação e diálogo: o protagonismo juvenil como fundamento da formação crítica e da autonomia na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464880

Palavras-chave:

Protagonismo Juvenil, Autonomia, Participação.

Resumo

O protagonismo juvenil entendido como base de uma formação crítica é parte de um contexto que inclui educação e cidadania. Nosso objetivo analisou a dimensão do protagonismo juvenil, tendo como base o diálogo em três percepções: da formação crítica do sujeito, da autonomia e da ação participativa. A educação na perspectiva da formação dialógica requer um modelo estado participativo com legislação e currículo que ofereça suporte ao desenvolvimento da aprendizagem nesta configuração. A concepção teórica da ação comunicativa baseia-se em Habermas (2012). A pesquisa apresentou método qualitativo, com processo técnico de análise de dados de revisão bibliográfica e busca em bases de dados on line, utilizando descritores, nos sites da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Biblioteca Eletrônica Científica OnLine - Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2015 a 2020. Conclui-se que o protagonismo juvenil é entendido na razão inversa da formação crítica e autônoma. O modelo do estado gerencial efetivado no Brasil, não concretiza políticas que venham a contribuir para o desenvolvimento da formação juvenil gerando um princípio pedagógico de uma educação libertadora na perspectiva da cidadania, do diálogo e da ação participativa.  

Biografia do Autor

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Universidade Federal de Grande Dourados, Dourados, MS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Phd em Educação pela Universidade de Lisboa - Instituto de Educação. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Professora Visitante da Universidade Federal de Grande Dourados/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Faculdade de Educação / FAED. Área de conhecimento Ciências Humanas/Educação com ênfase em Políticas Educacionais.

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Publicado

2023-04-02

Como Citar

Cavalcanti, A. C. D. (2023). Cidadania, participação e diálogo: o protagonismo juvenil como fundamento da formação crítica e da autonomia na educação. Educação, 48(1), e11/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644464880