Inclusão e Exclusão: Tensões Socioeducacionais Frente ao atendimento à diversidade humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453191

Palavras-chave:

Formação de professores, Inclusão e Exclusão, Diversidade Humana.

Resumo

Este artigo tem como tema as tensões acerca da inclusão e exclusão escolar vivenciadas por professores universitários quando têm que orientar seus acadêmicos. Delineou-se como objetivo compreender as tensões acerca da inclusão e exclusão vivenciadas no processo de formação de professores. Para tanto, buscaram-se os fundamentos teóricos em Skliar, Lessa e Tonet, Cury, Santos além, de leituras de documentos institucionais como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), as Diretrizes Nacionais para a formação de professores e o documento de Políticas para Educação Especial Inclusiva. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa sendo utilizado como instrumento para coleta de dados cinco (5) situações problemas do cotidiano escolar, da Educação Básica, referente à aprendizagem de alunos do ensino fundamental anos finais. Os sujeitos foram os professores universitários atuantes em cinco (5) cursos de licenciatura de uma universidade pública do Estado do Paraná. Os dados, construídos por ocasião da pesquisa e pontuados neste artigo, indicam a necessidade de desmitificar ideias que reforçam a categorização do ser humano. Neste sentido, concluímos que articular a formação teórica à vivência prática na realidade da escola básica permite que as tensões ensejadas em torno da inclusão e exclusão, pelo confronto com situações do cotidiano da Educação Básica, impulsionem o olhar do acadêmico em formação à diversidade humana presente na escola, além de fornecer direcionamentos na busca de alternativas pedagógicas.

Biografia do Autor

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá- UNESPAR

Possui Doutorado e Mestrado em Educação, licenciada em Pedagogia e atua como professora Adjunto II, Colegiado de Pedagogia, na área de Didática e Prática de Ensino e Fundamentos da Educaçao Especial Inclusiva. Coordena o NESPI, Núcleo de Educaçao Especial inclusiva, a Divisão de Ensino de Graduação e o PROFEI - Mestrado Profissioal em Educação Inclusiva (Polo UNESPAR)

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial e foco nos seguintes temas: educação inclusiva, educação física escolar e formação profissional docente. Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Cirino, R. M. B. ., & Cruz, G. de C. . (2022). Inclusão e Exclusão: Tensões Socioeducacionais Frente ao atendimento à diversidade humana. Educação, 47(1), e68/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644453191