<b>Repensado a performance na educação - intuições e problemas na recepção</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464443978Palavras-chave:
Education, Performance, Formation.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464443978
O debate sobre a performance surge entre os temas atuais da educação como ação que fazemos através de um processo discursivo, que converge para uma estética corporificada no agir, cujo poder linguístico-expressivo é descentrado no trabalho pedagógico. Nesta abordagem, a performance configura-se como uma expressão refinada de comunicação, um elemento de troca intersubjetiva para se fazer entender nas esferas artísticas, filosóficas e pedagógicas, facilitando as conversações, criando laços, aproximando os sujeitos e embelezando a vida e a arte de educar. O trabalho trata dos efeitos da performance na educação, buscando romper com a racionalidade técnica das verticalidades mercadológicas e impulsionar a dimensão plural do devir linguístico criador de sentidos à realização humana, que é o próprio uso expressivo das palavras nas diferentes atuações. Trata-se de uma retomada da performance pelo caminho da inspiração hermenêutica, que permite sair de certos mecanismos operacionais destituídos de subjetividade para criar possibilidades estético-discursivas, cujas expressões sensíveis e valorativas passam pela alteridade e pelo reconhecimento das diferenças. A pesquisa se vale de contribuições de pensadores que, mesmo não tendo se debruçado profundamente sobre a questão, souberam formular interrogações que dizem respeito ao agir humano, ao desempenho linguístico e a atitude performática. A performance na perspectiva do uso comunicativo agrega todos os produtos da cultura, da arte, da vida cotidiana, da literatura, do cinema, como elementos linguísticos para encontrarmos respostas aos obstáculos do mundo e às necessidades intrínsecas da formação educativa, englobando as racionalidades do mundo objetivo, social e subjetivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________