Os saberes da experiência: uma aproximação necessária
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644423210Palavras-chave:
história oral, saberes da docência, formação de professoresResumo
Este estudo parte do pressuposto de que o contato com os saberes da experiência, por meio da aproximação com uma professora em exercício, via metodologia de história oral, pode oferecer um caminho interessante no processo formativo de professores para a educação básica. Os saberes docentes que entrecruzam essa metodologia, buscam uma reflexão e mudança de significados da prática e formação docente. Na parceria de uma professora em exercício e outra em formação, objetivou-se a construção de saberes necessários à prática educativa. Os saberes que constituem a docência, dentre eles o da experiência, traduziram importantes aprendizagens nesse processo, pois exigiram momentos de reflexão entre as duas profissionais envolvidas. Num processo de autorreflexão, de aprender com a experiência do outro e ouvindo o outro, saberes foram construídos e aprendidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________