Experiências formativas do outro diferente em ambientes de amizade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414877Palavras-chave:
Escola acolhedora, O outro, A amizade, Welcoming school, The other, The friendshipResumo
O artigo investiga possibilidades de se firmarem experiências formativas envolvendo as dimensões da amizade e as vivências na amizade, como dinâmicas potencializadoras do reconhecimento do outro. Considera as relações pedagógicas, visando à homogeneização, como portadoras do risco de submeter e excluir o outro e o diferente. Reconhece a necessária prudência diante da complexidade e das dificuldades históricas de compreensão do outro. O estudo tem como base a buscagem em referenciais teóricos e entende que a vivência na amizade permite a construção de visões positivas de mundo, de si e do outro como seres humanos singulares e diversos. A convivência na amizade como um com-sentir contempla cenários de respeito à alteridade, um respeito que passa pela descoberta de si e do outro como exercício dessa convivência.
The article investigates possibilities to establish formative experiences involving the dimensions of friendship and experiences in friendship, as dynamic potentiating the recognition of the other. Considers the pedagogical relations, aiming to homogenization, as carriers of the risk of submitting and excluding the other and the different. Recognize the required prudence given the complexity and historical difficulties in understanding the other. The study is based on the search for theoretical references and believes that the experience of friendship allows the construction of positive visions of the world, of themselves and others as unique and diverse human beings. The coexistence in friendship as a consent (feel with) scenarios with respect to otherness, a respect that goes by the discovery of self and other as an exercise of this coexistence.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________