Regulação por resultados: leitura de pressupostos teóricos educacionais aliada a um documento do Banco Mundial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440558Palavras-chave:
Formação humana, Pressupostos educacionais, Regulação por resultadosResumo
O trabalho tem por objetivo refletir sobre pressupostos teóricos educacionais considerados fundamentais para a regulação por resultados. São focalizados pressupostos modernos e contemporâneos, bem como é abordado um documento do Banco Mundial, com objetivo de perceber o tom dos pressupostos assumidos por essa organização que exerce interferência na formação humana. Quanto aos procedimentos metodológicos, a seleção do documento também está vinculada uma pesquisa maior em processo, na qual se problematiza a regulação por resultados. Considera-se que os pressupostos da modernidade mascaram a fragmentação de saberes sob ênfase de especialidade. Já os contemporâneos convidam a outros pensares, como oportunidade de fazer frente e resistir às lógicas de servidão e de (de)formação humana, além de enriquecer as vivências investigativas com outras reflexões. Quanto ao documento, percebe-se o predomínio da linguagem da empresa, cujo tom sinaliza aportes teóricos modernos. Assim, traduzir o conhecimento em resultados quantificáveis é uma preocupação central da agência, de modo a conservar as relações capitalistas de produção.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.
CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação e Sociedade., Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa Qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, Itajaí, v. 3, n. 3, p. 393-405, set./dez. 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. 2005. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/Espacodoaluno/PET-ProgramadeEducacaoTutorial/Pedagogia/capitulo-libaneo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Editorial Psy II, 1995.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas e seres vivos. Autopoiese: a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 175-194.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 1997. p. 19-41.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SCHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 65-98.
STEDEROTH, Dirk. Formação ajustada: sobre a capitalização do humano na formação e sua administração total. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 3, p. 487-507, set./dez. 2017.
WORLD BANK. Education Sector Strategy: World Bank Human Development Network. Washington, DC, 1999. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/406991468178765170/Education-sector-strategy. Acesso em: 11 jul. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________