O ensino de estratégias de aprendizagem por integração curricular na disciplina de biologia: uma experiência pedagógica

Autori

  • Deivid Alex dos Santos Universidade Estadual de Londrina. Londrina - Paraná - Brasil. Endereço para correspondência: Rua Jandira de Azevedo Bittencourt, 42, Residencial Stefany Germano, Jataizinho, Pr, Brazil, CEP: 86210-000. E-mail: academicodeivid@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2611-6947
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini Universidade Estadual de Londrina. Londrina - Paraná - Brasil. Endereço para correspondência: Rua do Guamirim, 395, Condomínio Alphaville, Londrina, Pr, Brazil, CEP: 86055-752. E-mail: paulaalliprandini@uel.br http://orcid.org/0000-0003-4677-4258

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438552

Parole chiave:

Aprendizagem escolar, Estratégias de aprendizagem, Intervenção.

Abstract

Este trabalho relata a experiência de uma intervenção por integração curricular, realizada por meio do ensino de estratégias de aprendizagem, envolvendo 26 alunos que cursavam a disciplina de Biologia no 3º ano do Ensino Médio. Esta intervenção é caracterizada como um método em que o professor pode inserir o ensino de estratégias de aprendizagem junto ao conteúdo de sua disciplina, aliada à estrutura curricular. Com a duração de um semestre letivo, o processo de intervenção compreendeu 36 horas/aulas dispostas em 13 sessões interventivas, organizadas de acordo com o conteúdo a ser ministrado. Foi priorizado o ensino de estratégias de aprendizagem cognitivas devido aos resultados obtidos após a aplicação de uma escala em estratégias de aprendizagem. Após a realização da experiência, observou-se uma mudança positiva no comportamento dos alunos frente às atividades de aprendizagem e foi constatada a importância do domínio dos conteúdos e dos saberes inerentes às estratégias de aprendizagem e a possibilidade de inclusão do ensino de tais estratégias no ensino médio pelo método de integração curricular a fim de promover a autorregulação e o desenvolvimento de alunos mais autônomos, estratégicos e motivados.

Biografie autore

Deivid Alex dos Santos, Universidade Estadual de Londrina. Londrina - Paraná - Brasil. Endereço para correspondência: Rua Jandira de Azevedo Bittencourt, 42, Residencial Stefany Germano, Jataizinho, Pr, Brazil, CEP: 86210-000. E-mail: academicodeivid@gmail.com

Doutorando e mestre pelo programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Graduado em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Professor da rede pública do estado do Paraná.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina. Londrina - Paraná - Brasil. Endereço para correspondência: Rua do Guamirim, 395, Condomínio Alphaville, Londrina, Pr, Brazil, CEP: 86055-752. E-mail: paulaalliprandini@uel.br

Pós-Doutora em Psicologia pela "Cornell University", Ithaca, USA. Mestre e doutora em Psicobiologia pela FFCLRP/USP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Associada do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Marcus Vinicius Costa; MODESTO, João Gabriel; LIMA-ROSSETTI, Deborah; LANINI, Juliana; BUENO, Orlando Francisco Amodeo. As dimensões da Carga Cognitiva e o Esforço Mental. Revista Brasileira de Psicologia, v. 04, n.01, 2017.

ANDRZEJEWSKI, Carey E.; DAVIS, Heather A.; BRUENING, Paige Shalter; POIRIER, Ryan R. Can a self-regulated strategy intervention close the achievement gap? Exploring a classroom-based intervention in 9th grade earth science. Learning and Individividual Differences, Alburne, v. 49, p. 85-99, mai./2016.

BORTOLETTO, Denise; BORUCHOVITCH, Evely. Learning Strategies and Emotional Regulation of Pedagogy Students. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 23, n. 55, p. 235-242, ago./2013.

BORUCHOVITCH, Evely. A auto-regulação da aprendizagem e a escolarização inicial. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (Orgs.). Aprendizagem: Processos Psicológicos e o Contexto Social na Escola. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. p. 55-88.

BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 401-409. 2014.

BZUNECK, José Aloyseo. Como motivar os alunos: sugestões e práticas. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (Orgs.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. p. 13- 42.

BZUNECK; José Aloyseo; GUIMARÃES, Suely Édi Rufini. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo;

GUIMARÃES, Suely Édi Rufini (Orgs.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. p. 43- 70.

ÇETINGÖZ, Duygu. University students’ learning processes of note-taking strategies. Procedia Social and Behavioral Sciences, v.2, p.4098–4108, 2010.

DEMBO, Myron. H. Applying educational psychology. 5ª ed. White Plains, NY: Longman Publishing Group. 1994.

DI CARLO, Sérgio. Understanding Cognitive Language Learning Strategies International. Journal of Applied Linguistics & English Literature, v.6, n.2, p.114-126, mar./2017.

ERASMUS, Charlene J. Concept Mapping as a Strategy to Enhance Learning and Engage Students in the Classroom. Journal of Family and Consumer Sciences Education, v.31, n.1, p.27-35, 2013.

EYSENCK, Michael. W. Manual de Psicologia Cognitiva. Tradução de Luís Fernando Marques Dorvillé e Sandra Maria Mallmann da Rosa. 7. ed. Porto Alegre: Artmed. 2017.

FILHO, Francisco Brenzam; COLMAN, Diego Armando Lopes; VAN DAL, Paula da Costa; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de. Evolução Biológica e Estratégias de Ensino de Professores de Biologia. Anais do

EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação; PUCPR, 2015.

GANDA, Danielle Ribeiro. A autorregulação da aprendizagem de alunos em curso de formação de professores: Um programa de intervenção. 2016. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. Promoting Self-regulated Learning of Brazilian Preservice Student Teachers: Results of na Intervention Program. Frontiers in Education, Madrid, v. 3, p. 1-12, fev./2018.

GRAU, Valeska; WHITEBREAD, David. Self and social regulation of learning during collaborative activities in the classroom: The interplay of individual and group cognition. Learning and Instruction, v.22, p.401-12, 2012.

HADWIN, Allyson Fiona. F.; JÄRVELÄ, Sanna.; MILLER, Mariel. Self-regulated, co-regulated, and socially shared regulation of learning. In: ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, D.H. (eds). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance. Routledge, New York, 2011. p. 65-84.

HAFIZ, Moustafa; KADIR, Ozakgul; FATRA, Maifalinda. Concept mapping learning strategy to enhance students’ mathematical connection Ability. AIP Conference Proceedings, v.1848, 2017.

HOFER, Barbara K.; YU, Shirley L.; PINTRICH, Paul Robert. Teaching college students to be self–regulated learners. In: SCHUNK, Dale H.; ZIMMERMAN, Barry J. (Orgs.). Self-regulated learning: From teaching to self–reflective practice. New York: Guilford Press, 1998. p. 57-85.

JAHANDAR, Shahrokh; KHODABANDEHLOU, Morteza; SEYEDI, Gohar; ABADI, Reza Mousavi Dolat. The Think-aloud Method in EFL Reading Comprehension. International Journal of Scientific & Engineering Research, v.3, p.1-9, 2012.

KARABENICK, Stuart A.; BERGER, Jean-Louis. Help seeking as a self reguated learning strategy. In: BEMBENUTTY; CLEARY, Timothy J. Cleary;

KITSANTAS, Anastasia. Applications of Self-Regulated Learning Across Diverse Disciplines: A Tribute to Barry J. Zimmerman. Information Age Publishing, 2013. p.237-261.

KIPPER, Hants; RÜÜTMANN, Tiia. Strategies and Techniques of Questioning Effectuating Thinking and Deep Understanding in Teaching Engineering at Estonian Centre for Engineering Pedagogy. Problems of Education in the 21st Century, v.19, p.36-45, 2010.

MAIESKI, Sandra; OLIVEIRA, Katya Luciane de; BZUNECK, José Aloyseo. (2013). Motivação para aprender: o autorrelato de professores brasileiros e chilenos. Psico – UFS, Itatiba, v. 18, n. 1, p. 53-64, abr./2013.

MEDEIROS, Thiago de Ávila; MAIA, Eline Deccache. A teoria da evolução: as dificuldades encontradas na relação ensino-aprendizagem. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.

NERONI, Joyce; MEIJS, Celeste; GIJSELAERS, Hieronymus J.M.; KIRSCHNER, P.A.; GROOT, Renate H.M. de; Learning strategies and academic performance in distance education. Learning and Individual Differences, v.73, p.1-7, 2019.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental – EAVAP-EF. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. 70 p.

ÖZDEMI, Serpil. The Effect of Summarization Strategies Teaching on Strategy Usage and Narrative Text Summarization Successi. Universal Journal of Educational Research, v.6, n.10, p.2199-2209, 2018.

PANADERO, Ernesto; KLUG Julia; JÄRVELÄ Sanna. Third wave of measurement in the self-regulated learning field: When measurement and intervention come hand in hand. Scandinavian Journal of Educational Research, v.60, n.6, p.723-735, 2015.

PEGORARO, Ariane; SOARES, Luana Gonçalves; RIZZON, Mariluza Zucco; MOLIN, Eliete Dal; FERNANDES, Fabiana Martins; LOVATO, Luciana Bonato; A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v.2, n.2, 2016.

PRATES, Kelly Cristina Ramires; LIMA, Ricardo Franco de; CIASCA, Sylvia Maria. Estratégias de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 100, p. 19-27, 2016

RAIHAN, Abu. ‘Think-aloud’ Techniques used in Metacognition to Enhance Selfregulated Learning. Journal of Educational Research Educational Research Institute, v.25, n.2, p.125-160, 2011.

ROSÁRIO, Pedro; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Capitanear o aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. 72 p.

SANTOS, Deivid Alex dos; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem por infusão em alunos de biologia do Ensino Médio, Revista de Educación em Biología, v.20, n.1, p.56-72, 2017.

SCHMITT, Sara A.; MCCLELLAND, Megan. M.; TOMINEY, Shauna L.; ACOCK, Alan C. Strengthening school readiness for Head Start children: evaluation of a self-regulation intervention. Early Childhood Research Quarterly, Columbus, Ohio, v. 30, p. 20–31, ago./ 2015.

STERNBERG, Robert Jeffrey. Psicologia Cognitiva. Tradução de Anna Maria Dalle Lunche e Roberto Galman. 5ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2017. 591 p.

TOFADE, Toyin; ELSNER, Jamie; HAINES, Stuart T. Best Practice Strategies for Effective Use of Questions as a Teaching Tool. American Journal of Pharmaceutical Education, v.77, n.7, 2013.

TOSTA, Luana Rodrigues de; SILVA, Thaysa Brinck Fernandes; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. O Relato de Experiência Profissional e sua Veiculação na Ciência Psicológica. Clínica & Cultura, São Cristóvão, v. 2, n. 1, p. 62-73, dez./2016.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. Ensinar para a aprendizagem escolar. In: VEIGA. Feliciano. (Org.). Psicologia da Educação - Teoria, Investigação e Aplicação: Envolvimento dos Alunos na Escola. Lisboa: Climepsi Editores, 2013. p. 495-541.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da Aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 2, p. 1-20, maio/ago. 2013.

VOLET, Simone; VAURAS, Marja. The study of interpersonal regulation in learning and its challenge to the research methodology. In: VOLET, Simone; VAURAS, Marja (Eds.). Interpersonal regulation of learning and motivation: Methodological advances, London: Routledge. 2013. p. 1-13.

VOLET, Simone; VAURAS, Marja; SALONEN, Pekka. Psychological and social nature of self- and co-regulation in learning contexts: an integrative perspective. Educational Psychologist, v.44, p.1-12, 2009.

WEGNER, Claas; MINNAERT, Lea; STREHLKE, Friederike. The Importance of Learning Strategies and How the Project "Kolumbus-Kids" Promotes Them Successfully. European Journal of Science and Mathematics Education, v. 1 n. 3 p. 137-143, 2013.

WEINSTEIN, Claire ; MAYER, Richard E. The teaching of learning strategies. In: Merlin WITTROCK (Orgs.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan. 1985. p. 315-327.

WOLTERS, Christopher. Self-Regulated Learning and the 21st Century Competences. Houston: Department of Educational Psychology. University of Houston, p. 1-27. 2010.

WOLTERS, Christopher; BENZON, Maria. Assessing and predicting college students’ use of strategies for the self-regulation of motivation. Journal of Experimental Education, v.81, n.2 p.199-221, 2013.

YABER, Renata Lopes da Silva; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Estudando a Evolução Biológica por meio de Histórias em Quadrinhos. Trilhas Pedagógicas, v.7, n.7, p. 103-122, 2017.

ZIMMERMAN, Barry J. Academic studying and the development of personal skill: a self-regulated perspective. Educational Psychologist, v. 33, n. 2/3, p. 73-86. 1998a.

ZIMMERMAN, Barry J. TSIKALAS, Kallen E. Can Computer-Based Learning Environments (CBLEs) Be Used as Self-Regulatory Tools to Enhance Learning?. Educational Psychologist, v. 40, n. 4, p. 267-271. 2005.

ZIMMERMAN, Barry, J. Developing Self-Fulfilling Cycles of Academic Regulation: An analysis of exemplary instructional models. In SCHUNK, D. H; ZIMMERMAN, B. J. (Orgs.). Self-regulated learning: from teaching to self-reflective practice. Nova York: The Guilford Press. pp. 1-19. 1998b.

ZIMMERMAN, Barry, J.; MARTINEZ-PONS, Manuel. Development of a Structured Interview for Assessing Student Use of Self-Regulated Learning Strategies. American Educational Research Journal, v. 23, n. 4, p. 614-628. 1986.

ZIMMERMAN, Barry. J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychology, v.48, p.135-147, 2013.

ZIMMERMAN, Barry. J.; MOYLAN, Adam, R. Self-regulation: Where metacognition and motivation intersect. In: HACKER, Douglas J.; DUNLOSKY, John.; GRAESSER, Arthur C. (Eds.), The educational psychology series. Handbook of metacognition in education. Routledge/Taylor & Francis Group. 2009. p. 299–315.

Pubblicato

2020-12-21

Come citare

Santos, D. A. dos, & Alliprandini, P. M. Z. (2020). O ensino de estratégias de aprendizagem por integração curricular na disciplina de biologia: uma experiência pedagógica. Educação, 45(1), e109/ 1–31. https://doi.org/10.5902/1984644438552

Articoli simili

<< < 1 2 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.