As avaliações em larga escala como dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica: uma análise intempestiva

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435702

Parole chiave:

Avaliação em Larga Escala, Currículo, Poder.

Abstract

Neste artigo, discutimos as avaliações em larga escala. A análise é fruto de pesquisa realizada por meio de entrevista semiestruturada com professores/as que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para a análise dos enunciados dos/as professores/as, aproximamo-nos dos estudos pós-estruturalistas. Problematizamos, em um primeiro momento, as avaliações em larga escala e a pretensão de se colocarem como uma das “verdades” da educação na atualidade e de medirem a “qualidade” da educação. Em um segundo momento, mostramos as avaliações em larga escala como um dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica. Ao adotarem procedimentos do poder disciplinar e da biopolítica para o controle e normalização dos sujeitos escolares, essas avaliações forçam uma padronização curricular e deparam-se com movimentos de resistência de professores/as e alunos/as, que potencializam outros modos de pensar a avaliação, o currículo e os processos educacionais no contexto escolar.

Biografie autore

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Educação e docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória - da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutora em Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco.

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Pubblicato

2020-08-10

Come citare

Tedeschi, S. L., & Pavan, R. (2020). As avaliações em larga escala como dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica: uma análise intempestiva. Educação, 45(1), e75/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435702