Formação de professores na perspectiva freireana: dizer o mundo e aprender/ensinar o mundo

Autori

  • Silvana Aparecida Pin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen/RS, Brasil
  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Erechim/RS, Brasil
  • Cênio Back Weyh Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Santo Ângelo/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417994

Parole chiave:

Educação Dialógica, Paulo Freire, Formação de professores.

Abstract

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir do pensamento de Freire a fim de perceber indicativos que levem o educador a desenvolver uma educação libertadora através da práxis transformadora. A pesquisa realizada foi de caráter bibliográfico. Destaca-se a educação dialógica e a práxis social como desafios permanentes ao educador que deseja colaborar para uma transformação do mundo a partir de sua prática pedagógica. O algo a mais que o professor precisa para uma metodologia que seja excelente é sua própria libertação e seu trabalho na libertação de seus educandos. Para isso, ele conta com o poder da palavra, não apenas a palavra falada, mas a que se pode usar de muitas formas, como instrumento essencial no ensino/aprendizagem para dizer e transformar o mundo.

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Pubblicato

2016-12-15

Come citare

Pin, S. A., Nogaro, A., & Weyh, C. B. (2016). Formação de professores na perspectiva freireana: dizer o mundo e aprender/ensinar o mundo. Educação, 41(3), 553–566. https://doi.org/10.5902/1984644417994

Fascicolo

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