Ensino do conteúdo de educação para a saúde nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644490213

Palavras-chave:

Educação para saúde, Estratégias de ensino, Prática Pedagógica

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o ensino da educação para a saúde nas aulas Educação Física de escolas públicas da Grande Florianópolis, Santa Catarina (SC), verificando-se as temáticas abordadas e as estratégias de ensino e de avaliação, de acordo com a rede de ensino. Participaram do estudo 180 professores de Educação Física da rede estadual de SC e de 11 redes municipais da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: formulário de caracterização dos professores de Educação Física; Escala de Percepção do Professor sobre o Ensino da educação para a saúde nas aulas de Educação Física. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e percentual) e inferencial (qui-quadrado e exato de Fisher), no software SPSS. As evidências apresentadas revelaram que as temáticas da educação para a saúde mais trabalhadas pelos professores foram a aptidão física e a atividade física e saúde, temas tradicionais no contexto deste componente curricular. A estratégia de ensino mais utilizada foi aulas práticas e a de avaliação envolveu a linguagem corporal, reforçando-se questões culturais da área para o desenvolvimento da temática em tela. Os professores da rede estadual abordaram mais as temáticas relacionadas à saúde em suas aulas, em especial as temáticas conscientização corporal, sobrepeso e obesidade, aspectos anatômicos e fisiológicos do corpo humano, nutrição e qualidade de vida, utilizando-se mais de aulas teóricas para ensinar e das três linguagens para avaliar este conteúdo, em comparação aos professores da rede municipal.

Biografia do Autor

Paloma Cidade Cordeiro dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora de Educação Física do Ensino Fundamental I do CEMJ- Centro Educacional Menino Jesus (2022-Atual). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). Atua principalmente nos seguintes temas:educação para a saúde, educação física escolar, conteúdos, avaliação, estratégias. Cursos: Congresso sobre motricidade infantil; Seminários sobre Educação Física adaptada; Palestras sobre Educação, meio ambiente Educação Física. Cursos de Jogos e Brincadeiras. Experiências:Palestrante em curso de atualização para Professores de Educação Física. Professora Regente de Educação Física Infantil e de programa de Atividade Física e saúde para idosos, temporária do município de São José; Vivências em estágios na creche em Florianópolis e São José; Maternal; Séries iniciais; Ensino fundamental e Ensino médio; Apae São José (Ensino adaptado); Experiências na coordenação de jogos escolares e Atividades recreativas.

Raquel Krapp do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Florianópolis (2022-Atual). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (2021-Atual). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). Atua principalmente nos seguintes temas: satisfação no trabalho, qualidade de vida, carreira docente, desenvolvimento profissional, educação física escolar, formação esportiva, basquetebol.

Alessandra Catarina Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestrado em Ciências do Movimento Humano e doutoranda pela mesma instituição de ensino. Possui especialização em Educação Física Escolar. É membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). Tem experiência prática e com pesquisas na área da Educação Física, atuando, principalmente na Educação Física escolar.

Andreia Pelegrini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nos cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cineantropometria (GEPECIN) no CEFID/UDESC. Doutora em Educação Física, na área de Cineantropometria e Desempenho Humano, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física, Antropometria, Composição Corporal, Estado Nutricional, Saúde óssea, Imagem Corporal, Saúde do adolescente.

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre (2009) e Doutora em Educação Física (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada 3 do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Vice-Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF) e Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). Membro da International Basketball Research Network, da qual participam pesquisadores de 7 países. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e formação esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Curricular Supervisionado; carreira docente; desenvolvimento profissional; prática pedagógica/ Educação Física Escolar,; satisfação profissional; qualidade de vida; iniciação esportiva; avaliação do desempenho; treinamento técnico-tático; basquetebol.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Santos, P. C. C. dos, Nascimento, R. K. do, Martins, A. C., Pelegrini, A., & Folle, A. (2025). Ensino do conteúdo de educação para a saúde nas aulas de Educação Física. Educação, 50(1), e105/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644490213

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