Desmundos, a constituição do feminino na obra de Ana Miranda e no filme de Alain Fresnot

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644485158

Mots-clés :

Cinema, Literatura, Feminino

Résumé

O artigo em questão, apresentado em um cineclube que permitia o diálogo entre literatura e cinema, desdobra-se em dois momentos. O primeiro analisa de perto a obra literária Desmundo, de Ana Miranda, destacando a constituição do feminino numa experiência do confinamento, o que permite uma reflexão acerca de um dos direitos mais básicos do ser humano, o direito de ir e vir. Mesmo nesse sentido, é possível vislumbrar que a personagem Oribela constitui seu humano-mulher ao mesmo tempo em que conhece o outro, o diferente, na figura do demiurgo Ximeno. Já o segundo momento traça um paralelo entre o livro e a obra cinematográfica, de mesmo nome, do diretor Alain Fresnot, desenhando um quadro mais obscuro para a constituição do feminino da personagem, que se vê, num primeiro momento, rebelde, mas aos poucos conforma-se à situação de prisioneira, alienada de sua liberdade social. Conclui-se que, na fatura das obras, tanto na literária quanto na cinematográfica,desnudam-se aspectos de uma discussão extremamente profícua e atual para os dias de hoje, que nos apresenta, nos pontos de encontro e desencontro, uma riqueza de olhares diante da constituição do feminino da personagem Oribela.

Bibliographies de l'auteur-e

Késia Mendes Barbosa Oliveira, Instituto Federal de Goiás

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006) e é Doutoranda em Educação (2021-2025) pela mesma universidade. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português e Dança. Desempenhou a função de Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do câmpus Aparecida de Goiânia (2020-2021).

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora efetiva do quadro de docentes de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS, atuando na graduação e na pós graduação. É líder do Grupo de estudos e pesquisa GECCAE, Grupo de estudos críticos sobre cultura, arte e educação, ligado a UEMS. Concentra suas pesquisas na articulação entre Arte, Infância e Educação.

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Publié-e

2024-03-26

Comment citer

Oliveira, K. M. B., & Oliveira, K. A. S. (2024). Desmundos, a constituição do feminino na obra de Ana Miranda e no filme de Alain Fresnot. Educação, 49(1), e66/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644485158