Ir à escola noutra cultura: uma leitura hermenêutica do filme “E Buda desabou de vergonha”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465700

Palavras-chave:

Culturas infantis, Criança e autonomia, Hermenêutica.

Resumo

O objetivo do texto é apresentar uma leitura hermenêutica do filme E Buda desabou de vergonha para, numa perspectiva antropológica, abordar o brincar e a construção da autonomia da criança. O cinema, abordado aqui como itinerário de formação, apresenta-se como uma importante ferramenta teórico-metodológica para trazer à tona elementos de formação humana. Num contexto em que estudantes do sexo feminino são excluídas de quase todas as oportunidades educacionais no Afeganistão até 2001, com instalação do regime talibã, Bakhtai, uma garotinha afegã de etnia hazara, de seis anos de idade, fica determinada em ir para escola ao ver seu vizinho Abbas ler em voz alta. É enfrentando uma trajetória com diversas barreiras presente em sua cultura que Bahktai busca aprender histórias divertidas. Conclui-se que a leitura do filme, enquanto texto de outra cultura, é um importante aliado para a formação de professores por evidenciar elementos para uma reflexão sobre limites e possibilidades do protagonismo infantil na cultura onde a criança vive.

Biografia do Autor

Angela Lima Bittencourt, Universidade Cuiabá (UNIC)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (2020), Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2007). Atualmente dedica-se as atividades docentes em cursos de graduação e pós-graduação, à pesquisa acadêmica nas áreas de Educação e Psicologia. É docente e supervisora de estágio da UNIC no curso de Psicologia

Elni Elisa Willms, UFMT

Disponível para pesquisas sobre o brincar, saberes e práticas de educação ancestral. Autobiografia, arte e educação e literatura. Graduação em Pedagogia (1984), mestrado em Educação (2000) e Especialização em Educação a Distância (2001), pela UFMT. Doutorado em Educação (27/09/2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, no ICHS do Campus Universitário de Rondonópolis - MT, curso de Pedagogia. Vinculada aos grupos de Pesquisa Estigma e Diferenças na Educação e GEIFEC – Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura-FE-USP.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Bittencourt, A. L., & Willms, E. E. (2022). Ir à escola noutra cultura: uma leitura hermenêutica do filme “E Buda desabou de vergonha”. Educação, 47(1), e122/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644465700