A condição esportiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436264

Palavras-chave:

Condição Esportiva, Esporte, Esportivização.

Resumo

Compreendendo que discutir questões conceituais é um importante pressuposto para a formação e intervenção, construímos um ensaio que discute conceitualmente o esporte. A ideia é favorecer o debate no campo da formação, partindo do campo da Educação, uma vez que o esporte é conteúdo de componente curricular da educação básica, e abranger diferentes áreas, uma vez que o esporte se constitui em um fenômeno da modernidade. Utilizamos um quadro teórico formado por autores que vêm discutindo a categoria esporte no Brasil e também fazemos releituras sobre o esporte a partir da incorporação de conceitos e elaborações de Bourdieu (1983) e, Elias e Dunning (1992). Segundo nossos argumentos, práticas corporais são colocadas gradualmente sob uma condição que as tornam esportes - a condição esportiva – e que pode cessar também gradualmente, retornando-as à forma original.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Educação Física escolar; Práticas corporais; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Ludicidade e educação; Corpo e Cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, UFPA/ICED/PPGED

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente associado III da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; formador de agentes sociais do programa PELC do Ministério do Esportes. Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de educação Física e Esportes (REBEFE/USP). É Líder do Centro de Estudos Avançados em educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Furtado, R. S., & Borges, C. N. F. (2019). A condição esportiva. Educação, 44, e81/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644436264

Edição

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