The sports condition

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436264

Keywords:

Sports Condition, Sport, Sportsmanship.

Abstract

It is understood that discussing conceptual issues is an important prerequisite for professional training and intervention. For this purpose, an essay was built that conceptually discusses sport. The idea is to favor the debate of education, starting from the field of Education, since sport is a content of curricular component of basic education, and covers different areas, constituting itself as a phenomenon of modernity. It was used a theoretical framework formed by authors who discuss the sport category in Brazil and, also, rereading through the incorporation of concepts and elaborations of Bourdieu (1983) and Elias and Dunning (1992). In the itinerary of the text an examination of the transformation process experienced by body practices, especially the game, is performed. Such transformation process has been treated in the literature as sportivization. According to the arguments presented, it is concluded that bodily practices are gradually placed under a condition that makes them sports - the sports condition - and may gradually cease to their original form.

Author Biographies

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Educação Física escolar; Práticas corporais; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Ludicidade e educação; Corpo e Cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, UFPA/ICED/PPGED

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente associado III da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; formador de agentes sociais do programa PELC do Ministério do Esportes. Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de educação Física e Esportes (REBEFE/USP). É Líder do Centro de Estudos Avançados em educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social

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Published

2019-10-09

How to Cite

Furtado, R. S., & Borges, C. N. F. (2019). The sports condition. Education, 44, e81/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644436264