Qualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecnia

Auteurs-es

  • Everton Bedin Universidade de Passo Fundo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Universidades - Univates

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644416165

Mots-clés :

Formação docente, Interdisciplinaridade, Politecnia.

Résumé

Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho qualitativo via uso da observação e de diário de bordo, como as reuniões por área de conhecimento na politecnia podem favorecer a interdisciplinaridade, a qualificação e a valorização docente, a fim de maximizar o processo ensino-aprendizagem e minimizar os índices de repetência e evasão na educação básica do estado gaúcho. Averiguou-se que que a ideia da interdisciplinaridade não pode ficar restrita a um processo interno às respectivas áreas, mas entre os componentes curriculares de outras ciências, tratando-se de um processo que instiga a investigação crítica e coletiva; um modo de reelaborar a metodologia para que o educando possa entender as diferentes ramificações do conhecimento como pressupostos aos eixos da politecnia.

Bibliographies de l'auteur-e

Everton Bedin, Universidade de Passo Fundo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Química, Licenciatura - UPF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Pós-Graduado em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - FURG. Mestre em Educação em Química - UFU. Doutorando em Educação e Ensino em Ciências: química da vida e saúde – UFRGS. Colunista nos jornais Voz da Região e O Quapo. Professor de Química na Educação Básica e Superior.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Universidades - Univates

Graduação em Química, Licenciatura e Industrial – PUCRS. Especialista em Química - UPF e UCS. Mestre  em Ciências Biológicas-Bioquímica e Doutorado em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Professor associado da UFRGS. Professor-Orientador do PPGQVS e do PPGQ - UFRGS. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Téléchargements

Publié-e

2016-02-25

Comment citer

Bedin, E., & Pino, J. C. D. (2016). Qualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecnia. Educação, 1(1), 107–120. https://doi.org/10.5902/1984644416165

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua