As humanidades e a escola de Ensino Médio como espaço democrático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438252

Palabras clave:

Educação escolar, Humanidades, Democracia

Resumen

Este estudo de cunho teórico pretende abordar algumas reflexões sobre a importância do ensino de humanidades para a escola de ensino médio constituir-se de fato em um espaço democrático. Inicialmente, o texto enfatiza pontos da Lei nº 13.415/2017, oriunda da Medida Provisória nº 746/2016 que reformula o ensino médio brasileiro e que pode representar, entre outras questões, uma ameaça ao ensino de humanidades. Nesse sentido, embasado por Paiva (1987), Aranha (2006) e Libâneo (2012) traz algumas considerações a respeito da história da educação brasileira e sua organização escolar, a fim de se compreender como e com que ideais este espaço foi sendo construído em nossa sociedade ao longo dos anos. No decorrer do texto, enfoca-se na defesa das humanidades como um caminho para que a escola seja realmente um território democrático. Para tanto, reporta-se a Rouanet (1987), Saviani (1997), Morais (2014) e principalmente a algumas ideias de Nussbaum (2015), que enfatizam a necessidade de se priorizar as humanidades para viabilizar a opção pela democracia, apontando para a urgência de uma educação democrática. O estudo aponta ainda para o papel fundamental da escola com vistas ao contexto democrático e o quanto esta, com o aporte das humanidades, pode contribuir para a formação de cidadãos verdadeiramente comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Biografía del autor/a

Maria Rute Depoi da Silva, Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, Rio Grande do Sul

Técnica em assuntos educacionais no Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora doutora na Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Diego Carlos Zanella, Universidade Franciscana, Santa Maria,Rio Grande do Sul

Professor na Universidade Franciscana, Santa Maria,Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Silva, M. R. D. da, Zucolotto, M. P. da R., & Zanella, D. C. (2020). As humanidades e a escola de Ensino Médio como espaço democrático. Educación, 45(1), e68/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644438252