As humanidades e a escola de Ensino Médio como espaço democrático
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644438252Mots-clés :
Educação escolar, Humanidades, DemocraciaRésumé
Este estudo de cunho teórico pretende abordar algumas reflexões sobre a importância do ensino de humanidades para a escola de ensino médio constituir-se de fato em um espaço democrático. Inicialmente, o texto enfatiza pontos da Lei nº 13.415/2017, oriunda da Medida Provisória nº 746/2016 que reformula o ensino médio brasileiro e que pode representar, entre outras questões, uma ameaça ao ensino de humanidades. Nesse sentido, embasado por Paiva (1987), Aranha (2006) e Libâneo (2012) traz algumas considerações a respeito da história da educação brasileira e sua organização escolar, a fim de se compreender como e com que ideais este espaço foi sendo construído em nossa sociedade ao longo dos anos. No decorrer do texto, enfoca-se na defesa das humanidades como um caminho para que a escola seja realmente um território democrático. Para tanto, reporta-se a Rouanet (1987), Saviani (1997), Morais (2014) e principalmente a algumas ideias de Nussbaum (2015), que enfatizam a necessidade de se priorizar as humanidades para viabilizar a opção pela democracia, apontando para a urgência de uma educação democrática. O estudo aponta ainda para o papel fundamental da escola com vistas ao contexto democrático e o quanto esta, com o aporte das humanidades, pode contribuir para a formação de cidadãos verdadeiramente comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Références
ANPED. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/documento-expoe-acoes-e-posicionamentos-da-anped-sobre-bncc. Acesso em: 21 mar 2019.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ASSIS, Machado de. História de 15 dias (15/08/1876). In: COUTINHO, Afrânio (org). Machado de Assis: Obra Completa. Crônicas. vol. III. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
BACKES, Jose Licínio. Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. Em: Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 40, n. 2, 2018. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/38320. Acesso em: 3 mar. 2019.
BRANCO, Emerson Pereira et. al. Uma visão crítica sobre a implantação da base nacional comum curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Debates em Educação, Alagoas, v. 10, n. 21, maio-ago/2018. pp. 47-70. Disponível em: www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/download/5087/pdf_1. Acesso em: 27 mar. 2019.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Diário Oficial, Brasília, DF, 16 jul. 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm. Acesso em 08 nov. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 29 nov. 2018.
BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000-homologado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proeja_parecer11_2000.pdf. Acesso em 05 nov. 2018.
BRASIL. Lei 11684/08, de 03 de junho de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em 10 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, DF, 2017a. Disponível em: http://agbcampinas.com.br/site/http://agbcampinas.com.br/site/wp-content/uploads/2017/08/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 26 jan. 2018.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 27 abr. 2019.
CASSIO, Fernando. Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 239-253, jul./out. 2018. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em 17 abr. 2019.
LIBANÊO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, jan./jun., 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323.pdf. Acesso em 02 mai. 2019.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (Orgs.). Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTEDBR. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
MOTTA, Vânia Cardoso; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da Reforma do Ensino Médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00355.pdf. Acesso em 20 mar. 2019.
NUSSBAUM, Martha Craven. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Editora WMF Matins Fontes, 2015.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1987.
ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 31. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________