<b> A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar </b>

Autores

  • Carlos Henrique dos Santos Martins Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Paulo Cesar Rodrigues Carrano

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442910

Palavras-chave:

Youth, Youth culture, Secondary Education.

Resumo

Diversas manifestações culturais presentes na cidade – e com baixa visibilidade no espaço escolar – têm os jovens como atores principais. Os jovens criam espaços próprios de socialização que se transformam em territórios culturalmente expressivos e nos quais diferentes identidades são elaboradas. A cultura se manifesta como espaço social privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais. A produção das identidades, além de demarcar territórios de sociabilidades e de práticas coletivas, põe em jogo interesses em comum que dão sentido ao “estar junto” e ao ser dos grupos. Nos territórios culturais juvenis delineam-se espaços de autonomia conquistados pelos jovens e que permitem a eles e elas transformar esses mesmos ambientes ressignificando-os a partir de suas práticas específicas. O artigo apresenta e discute processos sociais e culturais contemporâneos produtores das denominadas culturas juvenis e procura chamar a atenção para o necessário reconhecimento desses processos pela escola. Os grupos culturais juvenis são decisivos na socialização dos jovens que frequentam a escola de Ensino Médio que, além de alunos, são, também, sujeitos de outros espaços e tempos culturais da cidade.

Palavras-chave: Juventude; Culturas juvenis; Ensino Médio.

Biografia do Autor

Carlos Henrique dos Santos Martins, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF; Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – UnED Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Pós-doutor em Educação na Universidade de São Paulo; Pós-doutor em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Professor da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF; Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF; Bolsista produtividade do CNPq – nível 2. Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2011-04-20

Como Citar

Martins, C. H. dos S., & Carrano, P. C. R. (2011). <b> A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar </b>. Educação, 36(1), 43–56. https://doi.org/10.5902/198464442910

Edição

Seção

Dossiê: Ensino Médio e Culturas Juvenis